2 de março de 2010

PICHAÇÃO E PROTESTO NA VIDRAÇA

Uma simples forma de expressão pode ganhar notoriedade e conseguir o que buscava.

A grande concentração de placas e out-doors com as mais variadas formas de propaganda é comum em toda grande cidade. Em São Paulo também era assim, até que os governantes da cidade aprovaram e executaram uma Lei proibindo esse tipo de propaganda nas ruas. Assim, São Paulo pode não está livre da poluição gerada pelos automóveis, mas está livre do excesso da poluição visual das propagandas de rua. Entretanto essa Lei parece não intimidar os grafiteiros e também os pichadores. Eles continuam muito ousados expressando a sua forma de pensar e protestar pelas ruas de São Paulo.
Na vitrine

Um espaço colocado para aluguel num famoso edifício comercial no Centro de São Paulo foi vítima do protesto dos pichadores, ou seriam grafiteiros? Situado na esquina das ruas 7 de Abril com Gabus Mendes, o prédio tem várias lojas no andar térreo eo espaço para aluguel tem suas vidraças exibindo um enorme protesto contra a televisão brasileira. Esse protesto chama a atenção de muita gente. Sabemos então que no Brasil a televisão comanda a sociedade com extrema eficiência, para o bem ou para o mal. Disso ninguém duvida.

Antes da hora certa


Especialistas e estudiosos do comportamento humano afirmam que a grande deficiência na formação cultural dos brasileiros se deve em parte à chegada da televisão no País. Inventada na Inglaterra, a televisão não prejudicou sociedades culturalmente avançadas como a européia ou a americana por exemplo. Mas a implantação da TV no Terceiro Mundo tem efeito devastador na formação cultural dos cidadãos. Os estudiosos acreditam que a televisão fez com que as sociedades em desenvolvimento pulasse etapas importantes, como o hábito da leitura por exemplo. Assim, quantos brasileiros deixam a TV para ler um livro ?

Televisão brasileira

A televisão brasileira está entre as mais expoentes do mundo.  Disposição integral do povo para assistir TV aliada à liberdade, sensualidade e ousadia do carnaval, produzem os pilares que comandam e sustentam a produção televisiva no País. Vemos claramente reflexos disso em programas que vão dos telejornais às telenovelas. Nos últimos anos temos a proliferação dos programas conhecidos como reallity shows, inventado na Europa e exportado para muitos Países... encontrou terreno fértil no Brasil, claro !!! Traduzido como "show da vida real" esse tipo de programa no Brasil gera muitas contradições e protestos. Parece que ignoram totalmente a verdadeira apresentação da vida real. Na televisão brasileira ganha destaque os programas que fazem apologia à coisas negativas. Constantemente se ver a televisão levando nordestinos que moram em São Paulo de volta pra sua terra natal. Nada contra. Mas o problema é que só levam gente de volta para o Nordeste, para o Piauí. Quem mora em São Paulo sabe que por aqui não há somente nordestinos em dificuldades, não.

O outro lado

Em quase todos os canais de TV no Brasil encontramos bons programas, os quais oferecem boas oportunidades de evolução para o cérebro de seus telespectadores. Mas esses programas têm pouca audiência e muitos sobrevivem por pouco tempo. Podemos assistir programas que abordam desde o conteúdo integral da escola, passando por temas como a ecologia, a ciência, etc. Cabe então a cada telespectador fazer suas escolhas. Se você não costuma ver os programas educativos, comece a vê-los de vez em quando, você vai gostar. Dessa forma terá argumentos inteligentes para poder se expressar sobre os mais variados temas que envolvem a vida.

A imagem fala...
Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras, então não há a necessidade de comentarmos sobre as fotos que fizemos da pichação na vidraça. Sabemos ainda que não é certo sair pichando as ruas da cidade, mas em muitas ocasiões podemos encontrar muitas verdades e coisas interessantes vindas dessa prática. Quando sair pelas ruas ao ver uma pichação preste atenção nela. Algumas vezes esse tipo de expressão vem de pessoas que não tem a oportunidade de ter os seus direitos válidos perante à sociedade. Mas na maioria das vezes a pichação ocorre por puro vandalismo mesmo. Você saberá destinguir uma coisa da outra.

Grande ofensa

Diante de toda a deficiência provocada pela chegada da televisão no Brasil cedo demais, é uma grande ofensa perguntarmos a alguém coisas assim: Qual livro você mais gostou de ler ? É algo penoso, tanto para quem pergunta quanto para quem ouve. Antes de fazer esse tipo de pergunta seria melhor certificar-se antes se a pessoa cultiva o hábito da leitura.

Pelo menos algo está acontecendo para amenizar a extrema carência de leitura dos brasileiros. O sucesso da Internet está contribuindo para isso moderadamente. Quando alguém acessa o Orkut, Twitter, ou qualquer site vai ler e escrever alguma coisa, mesmo que seja pouco.

Faça alguma coisa

Certamente todos podem e devem fazer algo para não se tornar uma vítima completamente indefesa dos programas ofensivos da televisão. Se não gostar do programa, não assista-o. Não busque informação somente na TV, pois muitas vezes ela é parcial, noticiando apenas o que interessa a seus donos. Ouça o rádio, leia algum jornal ou portal de notícias na Internet, mesmo que seja pouco isso vai lhe ajudar muito. Outra coisa que você pode fazer muito bem é entrar em contato com os meios de comunicação que produzirem algo que você não acha certo. Mande o seu recado com educação, mesmo se tratando de um protesto, e tenha certeza que vão lhe ouvir. As empresas de um modo geral valorizam muito o que pensam seus clientes a respeito dela. Com os meios de comunicações essa importância éa mesma.

Por Paulo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.