24 de março de 2010

STF surpreende e manda soltar ex-coronel Correia Lima de prisão no PI

A decisão é da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal que julgou a participação de Correia Lima no crime.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu no final da tarde de ontem habeas corpus determinando a soltura do ex-coronel José Viriato Correia Lima.

Por unanimidade, a 1ª turma do STF deferiu o pedido do advogado Wendel Araújo de Oliveira, que defende o ex-coronel em Brasília. A decisão pegou de surpresa a justiça do Piauí e envolve o caso do cabo Honório Barros Rodrigues que foi assassinado supostamente pelo bando de Correia Lima.

Wendel de Oliveira fez alegação oral alegando ausência de fundamentação para a ordem de prisão contra seu cliente. “Foi reconhecido o flagrante desrespeito quando a dignidade da pessoa humana diante do excesso de prazo de 7 anos de prisão preventiva”, afirmou o advogado. A turma foi presidida pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Correia Lima está preso há mais de 10 anos. Ele foi condenado pela Justiça do Piauí há 23 anos de detenção por chefiar o crime organizado no Piauí. Foi transferido de Teresina para o presídio de Parnaíba e ano passado perdeu a patente de coronel.


O crime

O cabo Honório Rodrigues trabalhou por muito tempo com Correia Lima. A investigação da policia aponta para “queima de arquivo” já que o cabo sabia demais.

O crime aconteceu na década de 80 e o corpo foi encontrado esquartejado dentro de um saco debaixo da Ponte Nova, que liga Teresina a Timon, no Maranhão.

Fonte: Yala Sena/Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.