18 de abril de 2010

Fome Zero capacita beneficiários do PAIS com oficina de Educação Alimentar

Mais de 108 famílias dos 18 municípios da região do baixo Parnaíba Piauiense que fazem parte do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e  Sustentável) participaram de oficinas de Educação Alimentar, realizadas pela Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar –Programa Fome Zero.

As oficinas tiveram como principal objetivo orientar os beneficiários do PAIS no aproveitamento e consumo de todos os produtos  cultivados nas hortas e quintais produtivos  do projeto, como: abóbora, batata doce, macaxeira, cebolinha, cenoura, beterraba, pimentão, pepino, maxixe, tomate e outros.

Dentro da programação elaborada pelas nutricionistas do Programa Fome Zero inclui palestras com os   temas: higiene pessoal, ambiental e alimentar, destino do lixo,  conservação dos alimentos e a importância do tratamento da água antes de ser consumida. No final de cada capacitação acontece uma aula prática com a  produção de uma sopa, uma torta, uma salada e um suco, contendo apenas  ingredientes que são cultivados pelos beneficiários.

O Projeto PAIS foi implantado pela Coordenadoria através de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social  e consiste numa técnica que permite a produção de frutas e verduras orgânicas, consorciadas com a criação de galinhas caipiras, através de um  sistema integrado que  praticamente dispensa a utilização de insumos externos da propriedade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e autonomia dos ´pequenos produtores. Aqui no Piauí a maioria dos participantes  já fez sua primeira colheita e já  está replantando os canteiros.

Além dos beneficiários do projeto também foram capacitados  merendeiras e representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais, representantes do CONSAD e  algumas   famílias que fazem parte do Projeto de Avicultura Alternativa.

Para a Coordenadora Estadual de Segurança Alimentar, Rosângela Sousa, que acompanhou de perto a capacitação está é uma ação muito importante para os beneficiários, pois muitos  colhem vários produtos, como pepino, alface, beterraba e outros, e não tem alternativas de como  preparar um  alimento saudável  contendo  estes alimentos. “ Nossas nutricionistas estão dando a eles orientações básicas  de porque estes alimentos são importantes para nossa saúde e explicando o valor nutritivo de cada um deles” frisou Rosângela Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.