14 de junho de 2010

PAULO MACHADO, 1 ANO NO PORTALESP

Paulo Machado refletido pela vidraça enquanto fotografava o Calhambeque do
Roberto Carlos.
Nosso primeiro anivérsário foi repleto de surpresas. Ganhamos publicidade e juntos cumprimos o dever que a palavra comunicação exige. Juntos atravessamos muitas fronteiras.

De forma comemorativa anuncio que a Terra deu uma volta completa ao redor do Sol desde que comecei a escrever aqui no PORTALESP, ou seja, estamos completando o nosso primeiro ano onde juntos trocamos muitas informações. Notamos então que no decorrer de cada dia, com os desafios, as vitórias, tristezas e alegrias, o tempo passa... e passa rápido ! É muito emocionante saber que influenciado pelos ares cosmopolitas da cidade de São Paulo cada letra, cada palavra que escrevo está sendo lida por muitas pessoas em pontos diversos deste imenso País, e talvez até mesmo além das fronteiras do Brasil. Estamos de fato fazendo com que a palavra COMUNICAÇÃO cumpra a sua missão maior.

O início de tudo

Tudo começou quando enviei uma mensagem para ser publicada no mural de recados, mas não foi publicada no local esperado. Levei um grande susto quando vi que o meu recado tinha sido publicado em forma de matéria. Foi em meados de junho de 2009 e a minha mensagem era uma reflexão sobre as enchentes no Nordeste e também sobre a queda em alto mar do boeing da companhia aérea francesa, a AIR FRANCE.

O mundo inteiro ficou abalado quando o avião da AIR FRANCE saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e caiu no mar nas proximidades de Fernando de Noronha, não houve sobrevivente, foram mais de 200 vítimas. A França literalmente chorou. Naquele mesmo período o Brasil presenciava uma das maiores enchentes já vividas pelo Nordeste, até Teresina foi alagada. Foram acontecimentos que fizeram com que muita gente parasse para refletir: o que está acontecendo?! Para onde estamos indo?! A minha mensagem então abordou esse tema, foi tão profunda que ao invés de ser publicada como um simples recado virou uma matéria.

Márcia Ferreira

Naquele mesmo período comecei a manter contato com a cantora e radialista Márcia Ferreira, é um nome muito forte e lembrado por qualquer brasileiro que tenha mais de 30 anos de idade. Naquele momento a cantora iniciava a divulgação na Internet de toda a sua obra, era a estréia do seu site oficial,

www.marciaferreira.com.br

Tudo complementava a volta de Márcia Ferreira ao rádio. Depois de muito tempo afastada do ofício que lhe trouxe fama e prestígio nacional, Márcia Ferreira voltou ao rádio juntamente com Edelson Moura, no programa Ligação Nacional pela RADIO STUDIO BRASIL, sediada em Brasília. O programa Ligação Nacional é retransmitido por mais de 500 emissoras em todo o País. De forma surpreendente a cantora Márcia Ferreira se revelou uma das maiores leitoras do nosso trabalho aqui no PORTALESP, foram muitas as vezes que ela deixou os seus criativos comentários relativos às matérias que publicamos. Márcia Ferreira, a cantora de CHORANDO SE FOI também sabe emocionar a todos por meio das palavras escritas.

Continuidade de um trabalho

Começamos nossas atividades de publicidade na escola. Foram 3 anos de atividades intensas enquanto eu cursava o Ensino Médio em Esperantina - PI. Guardo inesquecíveis lembranças como aluno da Unidade Escolar Petrônio Portela e Unidade Escolar Leonardo das Dores. Naquela época milhares de alunos, incluindo professores, conheciam o nosso trabalho. Em algumas ocasiões apresentamos nossos trabalhos também fora da escola. Ou seja, Esperantina já conhecia o nosso trabalho. Mas concluí meus estudos e tive que partir... De volta a São Paulo,todos, inclusive eu mesmo, achávamos que tudo tinha se acabado. Mas o nosso trabalho passou das páginas xerocadas pregadas nas paredes para as páginas da rede mundial de computadores ! O nosso público foi ampliado e diversificado.

Nas ondas do rádio


As matérias que publicamos aqui no PORTALESP algumas vezes são também lidas e comentadas através do rádio. Em Esperantina, é o radialista J. B. Alves que de vez em quando ler as nossas matérias no jornal da Rádio Tropical FM. Em Brasília, Márcia Ferreira e Edelson Moura fizeram um comentário no programa Ligação Nacional sobre a reportagem que fizemos sobre a exposição ROBERTO CARLOS, 50 ANOS DE MÚSICA no Ibirapuera em São Paulo. Desta forma o nosso trabalho chega, através do rádio, ao público que ainda não tem acesso direto à rede mundial de computadores. Éa comunicação sendo revelada de forma fantástica e surpreendente.

Uma grande responsabilidade

Há um ano eu recebia o convite para ser correspondente do PORTALESP em São Paulo. É uma responsabilidade imensa se dispor a representar em letras e imagens a cidade mais poderosa do Brasil. Por conta disso muitas vezes nossos leitores apreciaram matérias cujo mesmo tema também foram destacados por redes nacionais de TV, jornais ou revistas. Ás vezes quando vamos fazer essas reportagens transitamos em meio a repórteres da Rede Globo por exemplo. É tudo muito divertido ! Também fico emocionado ao ser recebido por acessores de imprensa. Publicamos muitas matérias interessantes, algumas delas emocionaram o público. O artigo O PROGRESSO DE ESPERANTINA gerou protesto e emoção em muita gente. Ao escrever esse artigo não imaginava que ele causasse tanto impacto. Depois me disseram que esse tema nunca tinha sido abordado antes. Revelamos assim um lado de Esperantina que até então era totalmente desconhecido. A entrevista que dei para o quadro PERFIL também me fez descobrir algo novo. Foi nessa longa entrevista que mostrei a fotografia feita de mim por Renato Ferrara, a mais espetacular imagem que já fizeram de mim. Enfim, tudo contribuiu para eu perceber parte da minha essência que eu mesmo desconhecia.

Em 1 ano como repórter do PORTALESP cumprimos a missão de informar a sociedade. Não é fácil desenvolver um trabalho assim, onde tenho que assiná-lo com o meu nome ea minha cara. Fico totalmente exposto ao público, onde sabemos que muitos gostam desse trabalho, mas pode haver algumas pessoas que podem nos criticar por uma razão ou outra. Em 1 ano de trabalho sério e intenso, UMA SEMENTE FOI PLANTADA.

O tempo dirá quando essa semente vai nascer. Nascerá em solo fértil? A árvore que nascerá dessa semente será pequena, média ou grande ? Dará frutos ? Esperamos então para termos essas perguntas respondidas. Em 1 ano desenvolvendo esse trabalho houve algo proveitoso para ambas as partes: O público recebeu de mim o que de melhor pude apresentar sobre as artes, a filosofia ea cidade de São Paulo. Como recompensa recebi o carinho ea possibilidade de ter deixado o meu nome ea minha imagem gravados na memória de milhares de pessoas. As informações que trocamos estão servindo para abrir a mente de todos com a finalidade de construirmos uma vida cada vez melhor.

Sobre o Colaborador:

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é um grande colaborador deste portal.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu primeiro ano aqui no portal, sempre acompanho e gosto muito de suas matérias.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Paulo Machado! Um ano de sucesso que está sendo comemorado também por nós, seus leitores no Portalesp! Meu grande abraço e saiba que ler suas matérias é sempre maravilhoso! Estou sempre acompanhando seu trabalho e gosto muito da forma precisa, criativa e moderna que escreve. Grande abraço e saiba que lhe admiro muito!!!

    ResponderExcluir
  3. Maria Isabel e Márcia Ferreira,

    Me sinto feliz por ter recebido aqui a mensagem de felicitações pelo nosso primeiro aniversário como correspondente voluntário em São Paulo do PORTALESP.com

    Obrigado por nos prestigiar e continuem a ler os artigos que publicamos. Obrigado também a todos os leitores que leram esta matéria, mesmo os que não deixaram comentários.

    PAULO MACHADO

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.