28 de junho de 2010

Ronda do Cidadão inova no combate à violência

Programa lançado por Wilson Martins coloca mais policiamento nas ruas.

O Piauí está inovando no combate à violência, adaptando para a realidade local experiência bem sucedidas em outros estados. A novidade atende pelo nome de Ronda Cidadão, lançado na semana passada pelo governador Wilson Martins. Uma das novidades é a interação com a sociedade, fazendo polícia e cidadão parceiros do combate à violência.

O Ronda tem como principal inspiração um programa de combate à violência adotado em Fortaleza. Mas o Ronda piauiense se diferencia do cearense em diversos aspectos. O principal é o caráter ao mesmo tempo preventivo e ostensivo. No Ceará, o Ronda tem o formato de polícia comunitária. Aqui, os policiais têm treinamento especial também para atividades mais ostensivas.

Essa diferença leva em conta pesquisas realizadas pelo Governo do Estado, em que fica claro o desejo da população de ver a polícia unir o preventivo com a ação ostensiva. O treinamento dos integrantes do Ronda levam em conta essa necessidade.

Boa aceitação

Na primeira semana de funcionamento, o Ronda Cidadão vem sendo bem aceito pela população. As ocorrências policiais estão níveis muito baixos, quase inexistentes. Mas a Polícia Militar ainda precisa aguardar pelo menos duas semanas para fazer a primeira avaliação.

O Ronda começou pela Zona Sudeste de Teresina, no chamado Grande Dirceu. Lá estão atuando 8 viaturas, cada uma com 15 policiais que se revezam em turnos, com 3 policiais por vez. Cada viatura é responsável por uma área específica, e está dotada de equipamentos especiais, incluindo um número específico de telefone para comunicação com a população.

Expansão do Ronda

Depois do Dirceu, o Ronda será levado para outras regiões de Teresina e também para municípios do interior. A cidade de Esperantina é a primeira a receber as viaturas especiais no interior. Além disso, outras 20 viaturas estão atuando em Teresina, como reforço ao policiamento ostensivo.

2 comentários:

  1. Evandro V. de Alencar
    A polícia de Eserantina está de parabéns é muito bem comandada e possui excelentes militares. É atuante, imparcial e atua de forma racional. Estamos bem protegidos. Quero parabenizar do soldado ao comando.

    ResponderExcluir
  2. nada a ve ai no meio desses policiais tem alguns onesto mais tem outro que nao respeito a sua farda e os direito humano eu ja fui vitima por isso que eu falo

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.