14 de julho de 2010

ESPERANTINA NA WIKIPÉDIA

Vista aérea de Esperantina - PI
Um simples pedido pode gerar resultados proveitosos. É uma prova de atitude e otimismo que todos podem praticá-la levando idéias certas e no tempo adequado.

Quando temos uma grande idéia mas não podemos executá-la diretamente, leve essa idéia às pessoas que possam fazer isso. Sempre tive essa ousadia e em muitos casos obtive sucesso. O artigo sobre ESPERANTINA na Wikipédia estava há muito tempo precisando ser expandido. Havia pouca coisa escrita referente ao município. Decidi então levar o problema ao conhecimento das pessoas certas. Através de uma mensagem enviada por e-mail pedi à CCOM - Coordenadoria de Comunicação de Esperantina que tentasse uma forma de colocar mais conteúdo no artigo do município na referida enciclopédia.

Projeto universal

Wikipédia é um projeto de enciclopédia digital livre, criado no dia 15 de janeiro de 2001. Trata-se de uma enciclopédia universal, pois está disponível em centenas de línguas e dialetos. Atualmente a Wikipédia contém mais de 14 milhões de artigos. No Brasil a Wikipédia tem um grande prestígio. A versão brasileira já contém mais de 592 mil artigos relacionados aos mais diversos temas culturais. Éo Brasil disponível em escala universal.

A Wikipédia é uma enciclopédia livre, onde muitos colaboradores podem ajudá-la na expansão de seus conteúdos, mas para isso critérios rigorosos devem ser cumpridos.

Um exemplo grandioso

Em 2007 a cidade de Esperantina sediou uma etapa do campeonato nacional de Futsal Sub-15. Dessa forma o site oficial da CBF publicou um pouco sobre as cidades que estavam sediando aquela competição esportiva. Os dados que a CBF publicou sobre Esperantina ela colheu na Wikipédia. Numa oportunidade quase inacreditável Esperantina apareceu no site da CBF juntamente com Manaus, Campo Grande, Blumenau, Brasília, Vitória e Salvador. A etapa da competição ocorrida em Esperantina era para ter sido disputada no ginásio poliesportivo Verdão em Teresina, mas o local tinha sido alagado pela enchente do rio Parnaíba. A CBF concluiu então que Esperantina era a única cidade do Piauí depois de Teresina a ter um ginásio poliesportivo adequado para sediar uma competição daquele porte. Foi assim que as seleções de Futsal Sub-15 do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba jogaram em Esperantina disputando um campeonato nacional.

Mais um pedido

Não recebi retorno da mensagem enviada para a CCOM - Coordenadoria de Comunicação de Esperantina, mas agora podemos ver que o artigo sobre Esperantina na Wikipédia foi expandido na forma que estava precisando. Ficou uma maravilha! Não sei quem foram as pessoas que fizeram essa expansão, nem mesmo se fizeram isso atendendo ao meu pedido. Mas independente de qual motivo a expansão tenha sido feita, está de parabéns quem fez esse trabalho.

No artigo sobre Esperantina na Wikipédia contém mapas, mas não há ainda nenhuma fotografia, nem mesmo a bandeira do município eo brasão, onde há o local destinado para isso. Pedimos então que CCOM tente colocar as fotos, a bandeira eo brasão, isso vai enriquecer com prestígio o artigo de Esperantina na Wikipédia.

Procure por "Esperantina" na versão em português no site www.wikipedia.org

Sobre o Colaborador:

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é um grande colaborador deste portal. E-mail: paulomachado963@gmail.com

6 comentários:

  1. É isso ai Paulo, precisamos divulgar positivamente a nossa terra, o lado bom e o lado lindo existem e devem ser propagados.É louvável a sua atitude no sentido de colocar a nossa Esperantina em um lugar de destaque, precisamos de mais pessoas pensando e agindo nesse mesmo sentido. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. finalmente esperantina vai ser conhecida por todos..

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, nunca tinha atentado em procutar por minha cidade no wikipedia, gostei muito, parabéns rapaz.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Paulo por divulgar a nossa cidade!!oliveira

    ResponderExcluir
  5. Parabens Paulo, seu trabalho é importante para nossa cidade. Prof Americo

    ResponderExcluir
  6. Alcançamos portanto um bom resultado com o objetivo de acrescentarmos mais conteúdo ao artigo de ESPERANTINA na Wikipédia. Isso era necessário mesmo.

    ELIAS JUNIOR,
    Cabe a nós piauienses divulgarmos o lado positivo de nossa terra, pois o lado negativo a mídia nacional se encarrega de divulgar, e com grande ênfase !

    Pois é, com a História de Esperantina publicada num artigo de destaque na Wikipédia muita gente passará a conhecer essa terra de muito potencial para ser desenvolvido.

    LUIZ CARLOS,
    Muitos esperantinenses não imaginam que sua cidade está num artigo completo numa enciclopedia com o porte da Wikipedia. Mas está ! Cabe agora aos esperantinenses verem esse artigo e conhecerem mais sobre a História da cidade.

    OLIVEIRA,
    Obrigado por ter lido e feito o seu comentário. Pois é, tenho essa missão de divulgar Esperantina, São Paulo e as coisas belas do Brasil. Gosto também de divulgar as pessoas que se esforçam para para viver positivamente.

    Prof. JOSÉ AMÉRICO,
    Que bom receber seu comentário. Pois é, certamente muita coisa é possível de ser encontrada sobre Esperantina na Internet, mas um artigo de destaque na Wikipedia tem maior prestígio, principalmente para quem é de fora e ainda não conhece a cidade.

    Obrigado a todos que leram o artigo e também aos que deixaram aqui o seu comentário.

    PAULO MACHADO

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.