5 de agosto de 2010

99% dos municípios do Piauí jogam o lixo a céu aberto

Dos 224 municípios piauienses, 222, o equivalente a 99%, não fazem nenhum tipo de tratamento do lixo produzido pela população. As prefeituras fazem o recolhimento dos resíduos e os jogam em locais  afastados da zona urbana, deixando-os a céu aberto, provocando danos ao meio ambiente e à saúde dos moradores. Apenas Teresina e Parnaíba possuem tratamentos do lixo, por meio de aterros controlados.

Os dados são da fiscal ambiental Lílian Melo, que ressalta a importância da criação da lei que estabelece a  Política Nacional de Resíduos Sólidos no país, sancionada no começo da semana pelo presidente Lula e que obrigará os municípios de todo o Brasil a tratar o lixo. “A lei vai permitir que haja uma redução do  impacto que causamos ao meio ambiente, por intermédio principalmente da reciclagem do lixo”, afirma ambientalista.

Lílian Melo frisa, no entanto, que a mudança não será fácil de ser implantada no Brasil, e principalmente no Piauí, pois tratar o lixo custa caro. “Estruturas como o aterro controlado de Teresina e de Parnaíba custam milhões e os municípios do interior não têm recursos financeiros para fazer investimentos nesse setor. A saída talvez seja realizar consórcios com outros municípios para conseguir recursos do Governo Federal”, aconselha.

Segundo a Pesquisa Nacional de Resíduos Sólidos, realizada pelo IBGE no ano de 2000, 71% dos municípios de todo o país depositavam o lixo produzido a céu aberto, número que o Ministério da Cidade acredita que hoje seja de 60%, mas considerado muito alto. Com a nova lei, todos os lixões terão que ser substituídos por aterros sanitários. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê também a criação de rede de coleta para facilitar o reaproveitamento, reciclagem ou destinação final de produtos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a chamada lei dos resíduos sólidos deve ser regulamentada dentro de 90 dias.

Fonte: O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.