19 de agosto de 2010

Escândalo e processo judicial que esfacelaram a Banda Kaoma

Album Worldbeat do Kaoma: mais de 15 milhões de cópias vendidas em mais de 60 Países
No ano de 1989 dois acontecimentos marcaram a humanidade: a queda do Muro de Berlim e a ascensão mundial da Lambada. Foram  acontecimentos que marcaram uma época. Enquanto multidões se formaram para derrubar o muro que dividia Berlim ea Alemanha em capitalista e socialista, ao mesmo tempo o mundo se encantava dançando a Lambada. Considerada uma dança onde a sensualidade é explorada ao máximo, a Lambada alcançou o topo do mundo gerando também polêmicas e escândalos, principalmente quando a maior música desse movimento cultural foi roubada.

Em Porto Seguro

Muito famosa por ter sido o primeiro lugar do território brasileiro descoberto pelos colonizadores portugueses em 1500, a cidade de Porto Seguro na Bahia ainda hoje encanta a todos pela beleza extrema de suas praias. As afirmações de Pedro Álvares Cabral relativas às riquesas e belezas do Brasil ainda são possíveis de serem vistas. Em 1989 dois franceses passavam férias na paradisíaca Porto Seguro, era o cineasta Olivier Lorsac e seu amigo Jean Karacos. Os dois franceses extremeceram com a fusão de Sol, praia e muita, muita Lambada. A Lambada nasceu em Belém - PA, mas ganhou forma e sucesso ao ser incorporada ao carnaval da Bahia. Na potência do trio elétrico a Lambada ficou pronta para ser exportada. Porto Seguro era considerada uma escola de Lambada. O cineasta viu alguns casais dançando Lambada na praia e imediatamente imaginou um  sucesso planetário para aquela dança incomparável. Ainda em Porto Seguro, Olivier Lorsac e Jean Karacos conheceram a música CHORANDO SE FOI no disco da cantora mineira Márcia Ferreira, considerada até hoje um ícone da Lambada. A sedução em torno dos dois franceses se completou fazendo suas cabeças virarem de forma transcendental.

Em Paris

De volta à França, Olivier Lorsac arrumou o pseudônimo de Chico de Oliveira e registrou num cartório de Paris a música Chorando Se Foi como se fosse de sua autoria. Olivier Lorsac mudou o título da música para LAMBADA. O título original de Chorando Se Foi é no espanhol LLORANDO  SE FUE, pois a música foi criada na Bolívia pelos irmãos Ulysses Hermosa e Gonzallo Hermosa. De forma completamente legalizada a cantora Márcia Ferreira colocou no Brasil com grande sucesso a música dos irmãos Hermosa. Em sua atitude Olivier Lorsac planejou o lançamento mundial da música "dele". Os créditos originais de CHORANDO SE FOI conhecida no Brasil com Márcia Ferreira são os seguintes:

Chorando Se Foi (Llorando Se Fue).
63069512 (Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa)
Versão: Márcia Ferreira e José Ari.
Márcia Ferreira - EMI Songs / Gema 3:13
Primeira música do disco: Chorando Se Foi transformada ilegalmente em LAMBADA

A explosão da "bomba" KAOMA

Juntamente com a queda do Muro de Berlim aconteceu o lançamento mundial da LAMBADA tocada pela banda KAOMA. Tendo como produtores Olivier Lorsac e Jean Karacos, o Kaoma era formado por músicos de alguns países como França, Brasil e Martinica. Morando em Paris desde 1985, a carioca Loalwa Braz foi a escolhida para cantar no Kaoma. Os demais músicos eram: Monica Nogueira, Jacky Arconte (guitarrista), Michel Abihssira (bateria e percussão), Chyco Roger Dru (baixista), Jean-Claude Bonaventure (tecladista) e Fania Niang (flautista). Entre os vários dançarinos se destacou o casal mirim Chico e Roberta. O video clip da LAMBADA foi gravado numa praia de Porto Seguro. Em entrevistas a alguns meios de comunicação, Loalwa Braz afirma que esteve presente com seu martelo para ajudar na derrubada do Muro de Berlim, enquanto ela e muitas pessoas cantavam os versos "Chorando se foi quem um dia só me fez chorar/ Chorando estará ao lembrar de um amor que um dia não soube cuidar." Para alavancar a LAMBADA os produtores deram ao disco lançado em 1989 o título de WORLDBEAT, que em português significa BATUQUE MUNDIAL. O título do disco fez jus ao sucesso alcançado, pois em muitos países o hit LAMBADA alcançou as paradas de sucesso, ficando em primeiro lugar na França, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Rússia, Portugal, entre outros. Em outros países como Brasil e Estados Unidos o grande hit também chegou às paradas de sucesso. O sucesso do Kaoma também chegou na Ásia, principalmente no Japão, invadiu a América do Sul e Caribe, além de ter polarizado a Europa inteira. O Kaoma fez sucesso até na Austrália. O Kaoma contava com uma agressiva campanha de marketing, pois vendeu 15 milhões de cópias do disco Worldbeat em mais de 60 Países. Na época não sobrou espaço nem para Madonna e Michael Jackson. Dessa forma, a Lambada, música e dança originadas no Brasil, se consagrou como ONDA INTERNACIONAL, a exemplo do que aconteceu com o Rock e a Discoteque. Atualmente o video clip da LAMBADA com o Kaoma é um dos videos mais vistos em todo o mundo através do YouTube, tem em média 1 milhão de acessos todo mês. Postado em 2006, o video já tem quase 70 milhões de acessos e já recebeu a denominação de video global em todas as categorias. O alcance da banda KAOMA foi como se uma bomba atômica tivesse sido detonada em Paris durante a Segunda Guerra Mundial.
No LP "Lambateria Tropical" de 1989 da Som Livre tem a 5 música com os devidos créditos reais a os autores de Chorando Se Foi
O mega processo judicial

O disco Worldbeat do Kaoma foi lançado em muitos Países. No Brasil o lançamento da banda ocorreu pela gravadora CBS. Quando teve início a divulgação do Kaoma pela grande mídia brasileira, a cantora Márcia Ferreira desabou, seu estado psicológico ficou abalado e houve mesmo muitas lágrimas. Ao gravar CHORANDO SE FOI em 1986 pela Continental, Márcia Ferreira registrou a versão de sua música pela editora EMI Songs, a qual pertence à gravadora transnacional EMI. A gravadora EMI atua em muitos Países, inclusive na França. Em concordância com a cantora Márcia Ferreira, a EMI Songs moveu um processo judicial contra os produtores da banda Kaoma, Olivier Lorsac e Jean Karacos. O processo foi aberto em Paris. Os advogados que estiveram à frente como defensores da causa dos propietários verdadeiros da música CHORANDO SE FOI foram os seguintes: Pierre Henry da Editora EMI Songs, Simon Thaar, advogado de Márcia Ferreira e José Ari. O advogado Rhaul Castelan defendeu os pais da composição musical, Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa. O grande escândalo veio a público e imediatamente a cantora Márcia Ferreira recebeu em Brasília jornalistas de publicações como a revista Veja por exemplo. Era o caldeirão da Lambada fervendo a todo vapor e prestes a explodir com processo, além de crítica feroz de religiosos e conservadores. A Lambada se transformava num fenômeno midiático. Dessa maneira, a Editora EMI Songs entrou com o processo judicial congelando os direitos da LAMBADA até que tudo fosse esclarecido pela justiça francesa.

Devido ao grande escândalo e processo judicial, a cantora e radialista Márcia Ferreira foi destaque na imprensa nacional e internacional. Na época jornais e revistas, rádio e TV divulgaram o acontecimento. A cantora apareceu em todos os principais jornais e revistas, como: Correio Braziliense, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, O Dia, O Globo, O Estado de Minas, Jornal da Paraíba, Diário de Pernanbuco, revistas Amiga, Veja, Contigo! e tantas outras. Entre tantos meios de comunicação que divulgaram o escândalo na Europa, Márcia apareceu por exemplo no jornal francês Le Liberación.

O Decreto da Justiça Francesa

O processo na justiça francesa movido pela Editora EMI Songs contra Olivier Lorsac e Jean Karacos durou mais de um ano. A audiência final do processo aconteceu no dia 7 de março de 1991 em Paris, na França. Para participar da audiência onde tudo seria esclarecido, a cantora Márcia Ferreira foi a Paris em segredo e protegida por um eficiente esquema de segurança.  O cenário da grande audiência foi o Palácio da Justiça da França, onde também estavam presentes os irmãos Hermosa, a EMI Songs e obviamente, os produtores da banda Kaoma. Os verdadeiros donos de CHORANDO SE FOI tiveram ganho de causa nesse processo judicial, pois estavam presentes na audiência com toda a documentação de edição dessa música ea gravação original de Márcia Ferreira feita na gravadora Continental, além da autorização da EMI Songs para que Márcia Ferreira fizesse a versão de LLORANDO SE FUE para o português e a adaptação para o ritmo brasileiro de Lambada. As provas foram incontestáveis, então o JUIZ decretou:

1 - Que os produtores da banda Kaoma indenizassem a Editora EMI Songs e os autores pela apropriação ilegal da obra. Um acordo foi feito entre os produtores ea EMI Songs, pois a música CHORANDO SE FOI tinha tomado dimensão planetária e até incontrolável pela execução e vendagem em várias partes do mundo.

2 - Nenhum fonograma, ou seja, discos e videos com a música deve sair com o nome de LAMBADA, mas sim com o nome original da canção, CHORANDO SE FOI e os nomes de Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari devem constar como autores apartir daquela data em todas as gravações de qualquer banda ou artista, em qualquer parte do mundo.

3 - Também ficou claro que a única representante para autorizar a regravação desta obra musical por qualquer artista ou banda, em qualquer parte do mundo, é a Editora EMI Songs, a qual representa os autores e os versionistas originais: Ulysses e Gonzallo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari.

Situação do Kaoma depois

Após o processo, a banda Kaoma se desfez, ficando inativa por vários anos. Além do Worldbeat, a banda produziu também em 1991 o disco Tribal Pursuit. Em 1999 o Kaoma reapareceu com novos integrantes e lançou o album A La Media Noche. Novamente surgiu em 2006 e atualmente está na ativa, mas longe ter o sucesso da época de ouro da Lambada. A cantora Loalwa Braz há muitos anos saiu do Kaoma.

Encontro emocionante
Loalwa Braz e Márcia Ferreira: um encontro em nome da paz
Recentemente Loalwa Braz e Márcia Ferreira se encontraram na cidade de Vitória - ES. Era um grande sonho da cantora carioca está pessoalmente com Márcia Ferreira para esclarecer toda a polêmica ocorrida há 20 anos. Certamente Loalwa Braz carregava um grande peso na consciência por tudo o que aconteceu, apesar de não ter culpa alguma pelo fato ocorrido. Loalwa Braz apenas foi contratada para cantar na banda Kaoma. Juntas em Vitória, Márcia Ferreira e Loalwa Braz compuseram e gravaram uma música para guardar eternamente aquele grande momento: em GOL DA VIDA, as duas falam das grandes vitórias que tiveram e também das lágrimas que rolaram por conta do sucesso e da polêmica de CHORANDO SE FOI.

O famoso Muro de Berlim era o símbolo literalmente concreto da divisão do mundo em capitalista e socialista. Contruído durante a Guerra Fria no dia 13 de agosto de 1961, o Muro de Berlim terminou no auge da Lambada. A data do dia 9 de novembro de 1989 figuara na História universal como o dia da queda do MURO DE BERLIM, um marco para toda a humanidade. Durante a Guerra Fria, temia-se a ocorrência de confrontos aniquiladores entre a UNIÃO SOVIÉTICA e ESTADOS UNIDOS.

O confronto judicial, a polêmica eo sucesso da música CHORANDO SE FOI e da Lambada servem ainda para mostrar ao mundo inteiro que o Brasil tem os seu valores, que a nossa cultura eo nosso povo devem ser respeitados. Está na hora de alguns cidadãos de potências européias abordarem o Brasil ea América do Sul com uma nova visão. Quando ocorreu a apropriação ilegal da música CHORANDO SE FOI, não houve somente um desrespeito à cantora Márcia Ferreira e os demais proprietários legais da canção, mas à toda grande nação chamada REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

P.S:

Agradecemos à cantora e radialista Márcia Ferreira que gentilmente se dispôs a colaborar conosco para a realização desta matéria.

Sobre o Colaborador:

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é um grande colaborador deste portal. E-mail: paulomachado963@gmail.com

20 comentários:

  1. Que matéria maravilhosa Paulo,
    Não tenho palavras para parabeniza-lo!
    So sei que é uma materia brilhante.
    Parabéns.
    Abraços do Radialista e fã de Márcia Ferreira.
    Ass: Reginaldo Lima

    ResponderExcluir
  2. A própria Márcia me contou tudo no Msn, é revoltante essa prepotência desses ladrões estrangeiros, tão sujo q fede.
    Parabéns pela fantástica matéria !


    Nell

    ResponderExcluir
  3. Prezado Reginaldo Lima,

    Tudo bem com você aí em Salvador ? Tenho o sonho de um dia conhecer essa cidade fantástica. Bom, é uma satisfação enorme saber que você prestigiou o nosso trabalho de jornalista aqui no PORTALESP. Também é bom saber que você ajuda a deixar Salvador mais alegre com o seu trabalho como locutor de rádio.

    Pois é, a cantora Márcia Ferreira é essa pessoa maravilhosa que conquistou fãs no Brasil inteiro. Com relação à apropriação indevida da sua música principal,ísso é um reflexo do que pensam do Brasil algumas pessoas provenientes de Países ricos como a França. Nesse caso, a própria justiça francesa deu ganho de causa aos brasileiros e bolivianos. Realmente houve JUSTIÇA ! Obrigado e continue a prestigiar o nosso trabalho.

    Paulo Machado

    ResponderExcluir
  4. Prezado Nell,

    Como vão as coisas aí em Natal ?

    Imagino que a cidade esteja alegre, Sol,céu azul, praias cheias de turistas...

    Saiba que sou grato por você prestigiar o nosso trabalho aqui no PORTALESP.

    Pois é, esse lado do processo judicial é pouco divulgado. Na verdade 20 anos depois desse acontecimento que causou muitas tristezas à cantora Márcia Ferreira é necessário que isso seja divulgado mesmo. O interessante é que a justiça francesa deu ganho de causa aos brasileiros e bolivianos.

    Muito obrigado. Continue a visitar o PORTALESP.

    Paulo Machado

    ResponderExcluir
  5. Parabens Paulo pelo grande ferro que vcs botaram nesses Gringos safados com o apoio de meia dza de brasileiros desnaturalizados. Eles querem ganhar dinheiro fácil? entra na política junto com a turma do Fernando. Bha! dexa pra lá. A nossa música e estilo é muito invejada la fora. Os Europeus são um bando de carniceiros e eles nem tomam banho. Abraços. Vantuir.

    ResponderExcluir
  6. Prezado VENTUIR DALBEM,

    Tudo bem aí em Campo Grande ?

    Em 1990 a Lambada ea guerra do Golfo Pérsico no Iraque eram os principais focos da imprensa internacional. Talvez isso tenha contribuído para que a justiça francesa tenha dado ganho de causa aos brasileiros e bolivianos. Apesar de terem se passado 20 anos, o tema ainda chama a atenção. Obrigado por prestigiar o nosso trabalho aqui no PORTALESP, continue sempre nos visitando.

    Paulo Machado

    ResponderExcluir
  7. Acho que foi feita justiça a Márcia Ferreira e seus parceiros que tão bem fizeram este sucesso estrodoso. Os ladrões franceses deveriam ter ido para a cadeia; desta forma a justiça teria sido completa. Se eles não tivessem roubado a música, a lambada ainda hoje seria sucesso absoluto com Marcia Ferreira.

    ResponderExcluir
  8. Prezado CLODOALDO,

    É uma grande satisfação receber o seu comentário direto de FORTALEZA, tenho boas lembranças desta cidade: estive por aí quando era criança, por volta de 1984... Ainda lembro das praias ! O Ceará tem praias maravilhosas.

    Pois é, toda a história envolvendo essa polêmica já estava na hora se ser publicada na Internet, pois os videos do Kaoma estão fazendo um sucesso estrondoso no mundo inteiro através do YouTube.

    Com certeza a JUSTIÇA FOI FEITA,isso é muito importante. A Márcia Ferreira certamente gostou também de receber aqui o seu comentário. Obrigado e continue a nos prestigiar a qui no PORTALESP.

    Paulo Machado

    ResponderExcluir
  9. Sensacional essa matéria, bem completa mesmo. Marcia Ferreira merece essa reparação histórica e toda e qualquer reparação econômica que fizer jus.
    É importante que o Brasil saiba e registre ser Márcia Ferreira quem primeiro divulgou nosso país, nosso povo e nossa cultura musical via esse gênero fantástico, a lambada.

    ResponderExcluir
  10. Marcia sou amigo do Paulo ele gosta muito de voce. meu sobrinho tambem te admira muito. Todos LÁ em casa se emocionaram quando te viram no programa do Silvio Santos no SBT;
    estamos torcendo para conseguir seus objetivos e ter sempre sucesso
    Abraço
    Matheus

    Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir
  11. meu nobre, arrasou no post, parabéns, nem eu sabia isso, agora eu sei pq no album da ivete sangalo o nome veio chorando se foi ao invés de lambada, que era como eu conhecia o nome "real" da musica. parabéns. abraços. Rafael

    ResponderExcluir
  12. Caramba, como a vida é interessante. Quando eu era criança lembro que essa música fez muito sucesso e achava que ela havia sido composta por brasileiros. Este ano estive em Bremen na Alemanha e ouvi uma dupla de músicos de ruas tocando a melodia da música. Cheguei até a pensar que eram brasileiros. Só agora descobri a história da música e o porquê dela estar sendo tocada na Europa. Muito legal.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela matéria Paulo, adoro o ritmo da lambada! Essas músicas são um tesouro para nossa cultura.

    ResponderExcluir
  14. Ótima matéria e bem esclarecedora de uma música que é super acessada no youtube!!
    Parabéns Paulo pela ótima matéria!! Quando tiver tempo,faz uma matéria sobre a música do Pitbul que é um casa parecido,mas acho que ele tem os direitos autorais sob a música 75,Street brazil

    ResponderExcluir
  15. qual os nomes reais dos bailarinos mirins do kaoma e ondes estao hoje ,fazendo o que da vida ,gigiaquinorp@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. gigiaquinorp@gmail.com,

    Tudo bem ?
    Suas indagações a respeito dos bailarinos mirins do Kaoma são muito interessantes. Pois é, em 2010 o Brasil eo mundo recordaram o boom dos 20 anos da LAMBADA.
    Encontrei as respostas que você procura num grande jornal do CHILE, coincidentemente esse jornal fez essa matéria na mesma época em que nós publicamos esse tema aqui no PORTALESP. Veja o que disse o jornal chileno:

    "Roberta de Brito nació el 27 de abril de 1977 en Brasil y era la niña que hasta recebia una cachetada de su papá en el video, por bailar lambada. Después de Kaoma formó um dúo de canto y baile con Chico, para junto com la fama recebió amenazas de muerte. Ahora es veterinária y vive em paz en Brasilia."

    "Washington Oliveira es el nombre de Chico, el niño del histórico video LLORANDO SE FUE. Cuando grabó el clip tenia solo 10 años. Hoy Chico trabaja en marketing y está a punto de ascender a pastor de una iglesia evangélica."

    LAMBADA, EL BAILE HOT QUE TENÍA LA CREMA HACE 20 AÑOS

    Hernan Pérez

    Jornal LAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    Domingo 22 de agosto de 2010.
    Sociedad pagina 10
    Santiago capital del CHILE.


    Obrigado pela atenção.
    Cordialmente,

    Paulo Machado

    ResponderExcluir
  17. Oi pessoal!
    Acabei de ver e ouvir o novo video da Jenifer Lopes, On The Floor, e achei incrivel a semelhanca de partes da musica com a musica "Chorando Se Foi", do Grupo Kaoma.
    Alguem mais viu?

    Bejin
    :)

    ResponderExcluir
  18. Mas não é coincidência a música "On the floor" da cantora Jennifer Lopez se parecer com "Chorando se foi", ela nada mais é do que a música de fundo!
    Eu adorava a Lambada... dancei muito no começo da minha adolescência!
    E apesar do processo judicial ter praticamente acabado com a banda, o talento de Loalwa Braz deve ser reconhecido!!! Ela é uma excelente cantora...
    Abs
    Priscila

    ResponderExcluir
  19. Sensacional essa matéria!!! Confesso que eu nunca sequer imaginei que esse hit "chorando se foi" tivesse sido tão popular assim no mundo e que teve toda essa história ai.
    Sempre escutei quando era criança. Só uma pena que fizeram essa sacanagem com a Márcia Ferreira.
    Mas ainda bem que ela conseguiu ganhar a causa na época..
    Parabéns pela matéria Paulo!!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  20. Prefiro muito mais a marcia ferreira cantando que essa cambada de gringo.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.