29 de novembro de 2010

Patrimônio Histórico de Esperantina está prestes a cair e objetos valiosos estão sendo saqueados

A Casa Grande centenária que fica localizada na comunidade quilombola Olho d´agua dos pretos, a 18 km da sede do município de Esperantina está com sua estrutura comprometida, e alguns objetos valiosos existentes no local estão sendo saqueados.

O sitio histórico Olho d´água dos pretos é um dos remanescentes características da arquitetura rural do século XIX. Tombada pelo Departamento de Patrimônio natural e cultural do estado de acordo com o art. 13 da lei n°4.515 de 09 de novembro de 1992 e tombada pelo decreto n°9.311 de 23 de março de 1995, sancionada pelo então governador. Destaca-se com acervo vivo da história dos senhores e escravos que lá trabalhavam e sofriam torturas segundo relatos dos mais antigos.

A Casa que foi construída no inicio da nossa colonização, em 1847, por Mariano de Carvalho Castelo Branco (irmão de Leonardo das Dores Castelo Branco) pode estar com seus dias contados.

De estilo rústico colonial, a casa grande possui paredes densas com peitoris com varanda em forma de U, vinte e oito cômodos com aberturas em grande quantidade e largas que tipificam a moradia rural das sedes das fazendas do interior do Piauí.

As telhas enormes que cobrem a referida casa e que possuem inscrições da época estão sendo saqueadas. Informações dão conta de que há alguns dias atrás várias delas foram levadas. Além desse problema, a casa está com toda a sua estrutura física comprometida, precisando em regime de urgência ser restaurada pelo IPHAN (Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional).

Fonte: Blog Vereador Regys

5 comentários:

  1. Esperamos que as autoridades competentes possa estar restaurando essa casa o mais breve possível, pois é inadmissivel que ela venha a cair por falta de ação dos nossos governantes..

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. era isso ai que o povo de lá queria mesmo tiveram o prazer de tomar mais pra zela eles nunca quiseram lá tinha um olho d'agua era a coisa mais linda agora vai lá pra ver a situação!!! eu sei por que minha mãe morou lá por muitos ano no casarão.

    ResponderExcluir
  3. É triste saber que um marco histórico de nossa cidade está nesse estado de abandono... Espero que as autoridades não só muinicipais, mas estadual e federal vejam com o utros olhos o que está acontecendo com o pouco da historia que ainda resta sobre nossa tão querida cidade Esperantina! Vamos criticar, mas também vamos apresentar soluções... Polícos esperantinenses parem de se preocupar um pouco com seus interesses pessoais e vejam o coletivo, é só isso que falta em nossa cidade. Já tem um certo tempo que os 3 poderes (MUNICIPAL, ESTADUAL & FEDERAL) andam juntos em nossa cidade, e muita coisa ainda continua igual a antes! O que falta agora? Pq antes dizeiam q o ex gestor naum fazia pq era contra o governador e o presidente, e agora pq o prefeito naum se mobiliza para fazer algo? As eleições se aproximam, e veremos com que cara eles aparecerão dessa vez! Será que de Xuxa ou de Papa Bento XVI? Viveremos e veremos!

    ResponderExcluir
  4. o culpado da casa esta assim não é so dos gestores não e sim da comunidade que mora lá, pois eles fizeram uma confusão grande para poder ter "posse" da terra e agora que eles conseguiram não zelam pelo local..lamentamos!!!!

    Carlos

    ResponderExcluir
  5. Olha me meus amigos, se o Chico Antonio, que negro, não cuidar bem desde patrimonio, é pq não tem amor a sua raça e nem a cultura de sua cidade.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.