29 de novembro de 2010

Piauiense vence os 10K do Rio

A piauiense Cruz Nonata conquistou neste domingo o título da 10K Rio - Corrida Pan-Americana. Além de chegar antes das quenianas, ela bateu o recorde da competição, que completou sua sexta edição. A largada e chegada aconteceu no Aterro do Flamengo.

Cruz Nonata venceu com 34min13seg e bateu o recorde feminino, que era de Margareth Karie, do Quênia (34min14seg). A segunda colocada foi a queniana Bornes Jepkirui Kitur (34min57s).

A fundista de Teresina já havia faturado em junho o bicampeonato da 10K Brasil, em São Paulo, e venceu a 10K da Virada Esportiva na semana passada, também na capital  paulista.

"Treinei forte nas últimas semanas e estava segura de que poderia vencer neste domingo. No terceiro para o quarto quilômetro eu forcei o ritmo e consegui abrir uma boa vantagem em relação às quenianas. Agora vou me preparar para a São Silvestre e quero buscar novamente o pódio" - disse Nonata, quinta colocada na prova de 31 de dezembro no ano passado.

No masculino, o queniano Mark Korir ficou com o título (29min18s). João Ferreira de Lima, o "João da Bota", foi o quarto colocado e melhor brasileiro (29min38s).

Aos 36 anos, Cruz Nonata já se confirmou como um dos principais nomes do atletismo nas provas de fundo. Ela jogava futebol e só trocou de esporte em 2005, incentivada pelo irmão e também corredor Domingos Nonato. Foi 28ª na São Silvestre daquele ano e subiu de posição anualmente: 14ª, 11ª, 6ª e 5ª, sendo a melhor brasileira no ano passado.

A piauiense trocou a Usina Santana, zona rural de Teresina, por Ceilândia/DF, onde treina com José Alessandro da Silva. É atleta do clube BM&F Atletismo.

Fonte: CidadeVerde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.