10 de novembro de 2010

Piripiri lança Força Tática da Polícia Militar

A criação da Força Tática partiu da iniciativa do senhor Major QOPM Sousa Filho, quando observou a necessidade de melhor capacitar e requalificar os Policiais Militares que servem no 12º BPM, otimizando sobremaneira a prestação do serviço de Segurança Pública a população local e municípios circunvizinhos.

Buscou-se, contemplar a padronização das ações dos policiais nas atividades de abordagem policial, técnicas de patrulhamento urbano e rural, técnica de Controle de Distúrbios Civis (CDC), armamento e tiro, dentre outras. Para tanto, foi realizado o 1º Estágio de Técnicas de Abordagem e Tiro Policial – ETATP, com carga horária total de 78 (setenta e oito) horas aulas, distribuídas em várias disciplinas, sendo este institucionalizado e homologado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP/PMPI) e autorizado pelo senhor Comandante Geral Francisco Prado Aguiar através do BCG n° 086 de 11/05/2010.

A Força Tática está baseada na doutrina do GATE/PMPI (Grupo de Ações Táticas Especiais) e RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), com grande amparo teórico-metodológio da ROTAM do Estado de Goiás. Foi inserido no projeto desde as ações a serem desempenhadas, bem como, a padronização dos uniformes, código de comunicação, caracterização da viatura (FT-01) e criação do brasão heráldico.
Mais mobilidade e flexibilidade no combate ao crime...

A Força Tática tem como função primeira, fortalecer o policiamento ostensivo e dinamizar o atendimento das ocorrências do COPOM através de atividades de polícia em locais variados, ou seja, no meio urbano e rural, bem como, na abordagem a indivíduos suspeitos em locais inóspitos ou conduzindo bicicletas, mobiletes e motos ou mesmo abordagem a veículos quatro rodas que apresentem grau de suspeição elevado.

Atua no foco do crime, efetuando combate ao porte ilegal de arma, consumo e tráfico de drogas em pontos de vendas, bem como, junto a toda e qualquer ação criminosa que venha a ocorrer na área de responsabilidade do 12º Batalhão Policial Militar. A Força Tática tem por missão atuar preventiva e/ou repressivamente contra a chamada "criminalidade violenta". De ágil deslocamento, esta força atua diuturnamente, onde é necessária a ação imediata que venha a reprimir e solucionar a crise com o emprego de táticas e técnicas variadas para o cenário conflituoso.

O emprego desta Força será adequado de maneira a cobrir as principais rotas de fuga de Piripiri e apoio a todos os 24 municípios que compõem a área do 12º BPM, causando uma sensação ostensiva de Segurança Pública e mostrando que ela estará pronta para os diversos tipos de enfrentamento, visando sempre o bem maior, que é a vida do cidadão e a consequente ordem pública.

Fonte: Piripiri40graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.