10 de novembro de 2010

Sociedade Interamericana de Imprensa quer que Wilson Martins vete conselho

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) mandou um recado para o governadores, em especial para Wilson Martins, governador do Piauí, e Cid Gomes, governador do Ceará. Em uma das resoluções adotadas no encerramento da 66ª Assembleia Geral da entidade ontem, em Mérida, no México, a entidade apela e espera que os governadores estaduais do Brasil vetem de "maneira sumária" leis que estabeleçam "qualquer forma de controle dos meios de comunicação", numa referência ao conselho para monitorar a mídia recém-sugerido ao Governo do Ceará.

O encontro reuniu editores e executivos de jornais e meios de comunicação das Américas.

Alerta

A SIP também manifestou 'sua mais profunda preocupação" ante a possibilidade de que o Brasil, e também o Equador e o Uruguai, adotem leis de regulamentação da mídia "que restrinjam severamente o direito humano à liberdade de expressão".

A entidade fez o alerta após "condenar" o novo marco legal do tema já em vigor na Argentina, na Bolívia e na Venezuela. Cobrou ainda um parecer dos relatores para Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da ONU.

A organização, que avalia que há "clima geral de tensão" no hemisfério por conta das novas leis, decidiu declarar 2011 como "ano pela liberdade de expressão". Os governos de Equador, Venezuela e Bolívia rebateram as acusações da SIP e acusam seus integrantes de orquestrar campanha contra os governos esquerdistas.

O informe da representação do Brasil na SIP já havia condenado a criação dos conselhos estaduais de comunicação, por considerar que o "controle social da mídia" embute uma ameaça à liberdade de expressão.

Além do Ceará, ao menos mais três Estados - Bahia, Alagoas e Piauí - preparam-se para implantar a instância. No Piauí, um projeto de implantação do Conselho Estadual de Comunicação foi criado na gestão do ex-governador Wellington Dias, hoje senador eleito. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Luís Carlos Oliveira apoia a criação do Conselho no estado e diz que ele apenas terá o papel de regular os profissionais no exercício do jornalismo, não a liberdade de imprensa e de expressão.

Por Luciano Dias Com informações do jornal O Povo, do Ceará

Fonte: Acesso343

Um comentário:

  1. O PT ESTÁ MOSTRANDO SUA CARA.INFELISMENTE, TODOS PAGAM POR UMA PARTE DA SOCIEDADE QUE NÃO SABE ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES.OS ANOS DE CHUMBO ESTAM POVOANDO O BRASIL,COMEÇANDO PELO CALA BOCA.ESTOU DECEPCIONADO COM ESSE PT.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.