25 de novembro de 2010

Teresina sediou seminário sobre Projeto Programa Saúde na Escola

Representantes das áreas de educação e da saúde dos governos federal, estadual e municipal estiveram reunidos, no período de 16 a 18 de novembro em Teresina-Pi no Seminário Regional de formação e Fortalecimento do Programa Saúde na Escola.

O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O PSE também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

Oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público é o principal objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE)

Do Município de Esperantina participaram do evento a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Socorro Miranda e a Assistente Social (coordenadora do PSF) Fátima Alves, que representou a Secretaria Municipal de Saúde. Durante o seminário, os participantes obtiveram novas informações sobre o programa e também participaram de palestras e oficinas de monitoramento do programa.

O programa Saúde na Escola é dedicado às crianças, Adolescentes e jovens matriculados na rede pública de ensino e que tem como objetivo promover ações de saúde e prevenção de doenças, através de práticas saudáveis. Os temas abordados pelo PSE foram: alimentação saudável, prática de atividades físicas, saúde bucal, cultura, cultura de paz, drogas. Doenças sexualmente transmissíveis etc.

Em pleno século XXI a obesidade, desnutrição, anemias, distúrbios alimentares são mais comuns em crianças e jovens do que você imagina. Readequar a alimentação é mais simples e mais barato do que você pensa e seu organismo agradece funcionando melhor. A área técnica de nutrição da fundação municipal de saúde, em parceria com o setor de nutrição das escolas participantes do PSE, trabalhará para que os passos para uma alimentação saudável sejam trilhados pelas escolas.
 
É importante salientar que no município de Esperantina foi formado o GTI (Grupo de Trabalho Intersetorial) que tem como objetivo monitorar as equipes Saúde/Educação que irão trabalhar ações nas escolas municipais. Esse grupo é representado pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e SEMID.

Colaboração Carlos Araújo

Um comentário:

  1. Veja e comprove como melhorar a saúde!

    aneziamiguezportela@hotmail.com

    21-83795235

    http://sadebemestar.blogspot.com/?spref=tw

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.