17 de dezembro de 2010

Aumentam os crimes homofobicos no PI e no Brasil

O assassinato do médico Arison Cesar Aguiar, ocorrido nesta madrugada, no município de Canto do Buriti, amplia a triste e preocupante estatística de crimes de ódio contra homossexuais.

Segundo o Prof. Dr. Luiz Mott (UFBA), este ano já foram 235 crimes homofóbicos (até o dia 15 de dezembro). Luiz Mott pesquisa esses crimes desde 1980 e vê com preocupação o aumento do número de assassinatos. "Antes ocorria um homicídio a cada 03 dias. Hoje, 01 gay, lésbica ou travesti é assassinado a cada dois dias". O Brasil é o campeão mundial de crimes de ódio contra LGBT.

No Piauí, já foram pelo menos 04 crimes de motivações homofóbicas em 2010. No mês de novembro, uma lésbica sofreu tentativa de homicídio. Segundo Marinalva Santana, do Grupo Matizes, esses números apontam para a necessidade de o Poder Público implementar ações visando ao combate à violência homofóbica. "Infelizmente estamos vivenciando o aumento da violência, sem se perceber uma reação do Estado. Nosso presente de fim de ano foi a extinção da Coordenadoria de Direitos Humanos. Além disso, a Delegacia de combate à discriminação agoniza, porque o Estado não tem prioriza o enfrentamento da homofobia", afirma Marinalva.

Mais informações: Marinalva Santana - 8805-3373/9991-3782

O que é a homofobia?

Homofobia é o ódio irracional contra os homossexuais. Manifesta-se de várias formas: através de insultos, chacotas, violência psicológica e física, chegando até à morte. O Brasil é o campeão mundial de homicídios contra gays, seguido do México e Estados Unidos. A homofobia é uma discriminação sexual, baseada na ignorância e na intolerância machista, que considera a heterossexualidade como a única forma aceitável de as pessoas viverem sua sexualidade.

Os estudiosos alertam que, em alguns indivíduos, a manifestação homofóbica é conseqüência do medo de elas têm de lidar com seu desejo homoafetivo. O termo homofobia é usado para descrever uma repulsa face às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

Dados sobre a violência homofóbica Em média, a cada dois dias, um GLBT é assassinado no Brasil, vítima de crime homofóbico. Em 2010, segundo o Prof. Luiz Moto, já foram 235;

Brasil é o campeão mundial de homicídios contra gays, seguido do México e dos Estados Unidos;

A cada 3 minutos, uma pessoa do segmento LGBT é vítima de discriminação;

Entre 1980 e 2005, 2.511 homossexuais foram assassinados no Brasil: 72% eram gays e 25%, travestis;

Pesquisa da Unesco apontou que 40% dos alunos das escolas brasileiras consideram a Homossexualidade uma doença;

Estima-se que, em média, mil adolescentes gays cometem suicídio por ano no Brasil, vítimas da intolerância da família, da escola e da sociedade.

Pesquisa do CLAM (Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos) revela que 70% dos LGBT já sofreram discriminação e 60% já sofreram violência pelo fato de serem GLBT.

Enviado por Grupo Matizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.