24 de dezembro de 2010

PAULO MACHADO: A menina e o bezerro

Quando o homem deixou de ser nômade há 6 mil anos atrás, ele domestificou também alguns animais úteis para aquela nova forma de viver. Nasceu assim naquela época remota a grande relação entre o homem eo gado bovino. Com origem na Europa e na Ásia, o boi foi domestificado para ser utlilizado como meio de transporte, além do fornecimento direto de leite, carne e couro. Trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses, o gado bovino se adaptou com sucesso nas mais diversas regiões dessa nova terra descoberta. Muitas cidades no Brasil nasceram de uma fazenda de gado bovino, como Esperantina, no norte do Piauí.

EMOÇÃO EXPRESSA EM MÁRMORE

No início do século XX São Paulo começava a ganhar ares de metrópole, suas autoridades começaram a se preocupar com a modernização eo embelezamento daquela que poucas décadas depois se transformaria na maior cidade da América Latina. Por volta de 1910, o prefeito Raymundo Duprat encomendou ao escultor carioca Luiz Christophe uma obra para embelezar São Paulo. Assim o Largo do Arouche, vitrine de São Paulo na época, ganhou a obra A MENINA EO BEZERRO, escultura de mármore em tamanho natural.

É impossível ver essa obra e não despertar emoção. É uma obra de arte que encanta os paulistanos e visitantes há 100 anos. A menina abraça carinhosamente o bezerro. A harmonia é perfeita entre os dois e Luiz Christophe deixou no rosto da menina o sorriso de amor, felicidade, respeito e gratidão do homem para com os animais. Vemos então nessa obra a expressão deste famoso pensamento:
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu próprio semelhante."
Albert Schweitzer

Na Bíblia está escrito que Jesus nasceu numa estrebaria, em meio aos animais. Em todas as pinturas e presépios que retratam o nascimento de Cristo vemos lá os bois e as vacas. No Ocidente celebra-se o Natal, uma época muito especial, dedicada ao aprimoramento do amor da humanidade. Um amor que nem sempre é expressado adequadamente. O mundo será bem melhor quando o ser humano brigar menos, odiar menos, cobiçar menos e AMAR MAIS.

MENSAGEM ESPECIAL

Estivemos juntos ao longo de todo o ano de 2010 aqui no PORTALESP, publicamos belas matérias, algumas causaram repercussão pelo Brasil afora. Nestes últimos dias de 2010 devemos comemorar. Eu desejo a todas as pessoas que acompanham e nos ajudam nesse trabalho jornalístico voluntário, que tenham um NATAL com muita paz, sáude e felicidades. Desejo ainda que a chegada do ano 2011 traga para todos a realização dos bons objetivos que são essenciais para uma vida melhor, para um mundo melhor. Este éo meu desejo expresso por meio de palavras escritas, feitas neste dia nublado e frio em São Paulo, quando os periquitos cantam alegremente lá fora trepados nas antenas de TV no terraço dos edificios. No Centro de São Paulo há poucas árvores, há locais totalmente ausente do verde natural, então os pássaros costumam pousar e cantar nos fios elétricos e antenas.

NOSSO VIDEO QUE EMOCIONA O MUNDO


A imprensa paulistana muito já publicou sobre A MENINA E O BEZERRO, mas é a primeira vez que ela é mostrada em video por meio do YouTube. Em poucos dias o video foi visto em Países de todos os continentes e recebeu comentários vindos do Brasil à Arábia Saudita, da Polônia à Austrália. Um árabe escreveu apenas uma pequena palavra em resposta a esse video: COOL, uma palavra da língua inglesa e que nos Estados Unidos é usada em gíria para dizer que algo é bom!, excelente! Uma brasileira disse: "LINDA IMAGEM, COMOVENTE ABRAÇO DA MENINA..."

Veja o video A MENINA E O BEZERRO.


Sobre o Colaborador:

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é colaborador deste portal. E-mail: paulomachado963@gmail.com, Telefone: (11) 7427-4383

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.