21 de dezembro de 2010

Piauí terá todas as novas eleições diretas em 2011

As eleições suplementares no Piauí vão continuar acontecendo de forma direta, com votação dos eleitores nas urnas, a partir de 2011. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Raimundo Eufrásio, afirmou ao Jornal Meio Norte que a Justiça Eleitoral piauiense não vai decidir por pleitos indiretos, com os prefeitos e vices escolhidos pela Câmara de Vereadores, nas cidades cujos gestores forem cassados no próximo ano.

Segundo ele, o TSE vai ter que definir a questão junto com o Supremo Tribunal Federal (STF), pois já existe uma ação tramitando que questiona o artigo 81 da legislação eleitoral. “A ação entende, por razões óbvias, que a prestação jurisdicional não ocorreu no período de dois anos, que é no ano da eleição e no ano seguinte”, destacou.

No caso do Piauí, o desembargador explicou que os julgamentos não ocorreram nos dois anos após o pleito municipal de 2008 devido a demora causada pela “pluraridade e complexidade” dos casos que tramitam na Corte eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.