19 de janeiro de 2011

Operação Geleira da PF cumpre 84 mandados de busca e 30 mandados de prisão em todo o Piauí

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Geleira, que visava combater os crimes de uso de notas fiscais inidôneas (frias), lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

A Operação Geleira é a maior já realizada pela PF no Piauí e tem como objetivo executar o cumprimento de 84 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão em todas as regiões do Piauí.

O prefeito de Miguel Leão, Bismarck Santos de Aréa Leão, foi preso na Operação.

Participam da Operação 325 policiais federais de todos os Estados e 28 servidores da Controladoria Geral da União. O objetivo da Operação é desarticular a rede criminosa composta por prefeitos, ex-prefeitos, assessores, servidores públicos e lobistas.

A operação foi realizada em 12 prefeituras, câmaras municipais do interior, um gabinete parlamentar na Asssembleia Legislativa do Piauí, escritório de contabilidade e em residências dos investigados. Dos 30 mandados de prisão sete foram para prefeitos e dois contra ex-prefeitos.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

A rede criminosa tinha como especialidade a prática dos crimes de falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal, lavagem de capitais, dentre outros.

Prefeito de Porto, Dó Bacelar, que teve sua temporária decretada pela Justiça Federal, está em Fortaleza, mas prometeu aos delegados que comandam a Operação Geleira se apresentar até às 17 horas, de hoje, na sede da Polícia Federal em Teresina.

Um comentário:

  1. a cidade regeneraçao ta precisando de uma visita
    da policia federal para investigar esquma de notas frias e desvio de dinheiro publico e tambe m um forte esquema de trafico de entorpecentes na cidade onde a propia polici e conivente com tal situaçao

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.