31 de janeiro de 2011

Professores ministram mini-curso sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais em comunidade quilombola

Com o tema “Preconceito, Discriminação Racial e Comportamento Social” um grupo de professores de Esperantina formado por Antonio Carlos, Maura Célia, Carlos Araújo, Josele Maria, Maria Vilma, Orilene Brejal, Teresinha de Jesus e Rita Fontinele ministraram na tarde da última sexta-feira, dia 28 de janeiro, um mini-curso na comunidade Quilombola Olho D’água dos Pretos (zona rural de Esperantina). O público alvo foram os moradores da própria comunidade quilombola que teve como articulador o presidente da Associação de Moradores local Sr. Claudio Henrique. A “aula de cidadania” aconteceu na escola da comunidade.
O Mini-curso faz parte do trabalho final do curso “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)” que os referidos professores estão concluindo através da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

O curso teve início no dia 05 de outubro com duração de cinco meses e carga horária de 180h/aulas com encontro semipresencial na UAB - Pólo de Esperantina e aulas através da Plataforma Moodle. 

A Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Sousa coordenadora pedagógica do CEAD/UFPI é a coordenadora do ERER que visa capacitar professores para trabalhar em sala de aula o Ensino da África.

A lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 que alterou a lei 9.394/96  foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República.  Essa lei determina a inclusão no currículo da Rede oficial de Ensino, fundamental e médio, em instituições públicas e particulares à obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”.
 
O conteúdo programático refere-se ao estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional tendo como objetivo resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política. Esses conteúdos serão ministrados em todo o currículo escolar, mas especialmente nas disciplinas Educação Artística, Literatura e História Brasileiras e deve ser feito por diversos meios, ou seja, em atividades curriculares ou não. Os Estados e Municípios têm que se adequarem. 
Além do grupo de professores que ministrou o mini curso na comunidade Olho D’água dos Pretos, outros também realizaram trabalhos referentes ao curso em diversas regiões do município com temáticas diferenciadas.       Ao todo são aproximadamente 80 professores dos municípios de Esperantina, Batalha, e São João do Arraial que estão se especializando na área. 

Além do Curso “Educação para as Relações Étnico-Raciais”- ERER, vários outros profissionais da educação estão se capacitando no curso “Diversidade na Escola” (GDE) que tem como coordenadora a Prof.ª Dra.ª Maria do Carmo Alves Bomfim, (SECAD/MEC), com aulas semipresencial. A duração desse curso é de seis meses com uma carga horária de 200h/aulas.

Os cursos fazem parte do Programa Rede de Educação para a Diversidade, promovida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC). Os encontros presenciais acontecem no pólo da UAB em ESPERANTINA. Lembrando que esses mesmos cursos também estão sendo ofertados em mais quatro Pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Piauí.

Em Esperantina as tutoras presenciais do ERER são as professoras Maria dos Milagres e Josélia Veras e à distância são as professoras Luiza Maria Moreira Solano e Claudete Santana.

Os professores Antonio Rodrigo e Francisco Bernardo Albuquerque são os tutores presenciais do GDE que tem como tutores à distância os professores Josélia Castelo Branco e Carlos Samuel.

Por Carlos Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.