14 de fevereiro de 2011

CPI para saber por que brasileiro bebe todas

O brasileiro bebe cada vez mais e até cada vez mais cedo, estimulado em casa, por amigos e pela propaganda das diversas marcas de cervejas e de bebidas destiladas, a prometer que o álcool traz bem estar e aceitação social. Tanta embriaguez se tornou uma questão de saúde pública. O consumo - social ou viciado - tem causas e consequências maléficas. O tema deverá provocar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

A justificativa para a CPI do Álcool se baseia em pesquisas do Ministério da Saúde que indicam que o consumo frenquente e excessivo está fortemente associado a acidentes, violência e sexo desprotegido. "Grande parte dos acidentes de trânsito com vítimas está associada ao uso de bebidas alcóolicas pelo condutor do veículo ou pelo pedestre vítima de atropelamento, e após a vigência da Lei Seca (Lei 11.705/06)", assevera Macris.

É o impacto negativo "considerável" para o consumidor e a para a sociedade que leva o deputado a considerar que o Congresso Nacional deve participar do monitoramento e vigilância de uma "tendência nacional" que já faz parte das estatísticas de saúde pública. A CPI poderá servir de apoio à 63a Assembleia Mundial da Saúde, que será realizada em maio em Brasília com o tema "Estratégias para a redução dos danos provocados pelo álcool".

Informações AcessePiauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.