15 de fevereiro de 2011

Início do ano letivo da rede municipal de ensino

O ano letivo 2011 em Esperantina começou nesta segunda-feira para as 54 Unidades de Ensino, aproximadamente oito mil alunos e quase 500 professores da Rede Municipal de Ensino distribuídos nas modalidades Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

O retorno dos alunos às escolas foi marcado por brincadeiras, danças, atividades de descontração nas aulas. Alguns diretores e professores ornamentaram suas escolas, disponibilizando inclusive sistema de som no pátio da escola, todo o esforço para proporcionar uma boa recepção aos alunos neste primeiro dia de aula. 

Está bem legal o dia de hoje. Pude conhecer os novos professores e rever meus amigos. Espero que neste ano eu possa adquirir novos conhecimentos aqui na escola”, destacou uma aluna na Escola Gervásio Lages Rebêlo.

Ao visitar os colégios no primeiro dia de aula a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim observou a ansiedade dos alunos no retorno às escolas após as férias de final de ano.

Percebemos que todos os alunos estavam ansiosos para voltar às aulas. Isso é uma satisfação pra nós gestores da educação e estamos aqui prontos para receber todos para mais um ano letivo”, comenta a Secretária.

Vilma Amorim concedeu entrevista nas emissoras de rádio local nesta segunda-feira (14) onde fez um relato sobre os avanços da educação na Rede Municipal de Ensino, as dificuldades e a expectativa para o ano letivo de 2011. Ela falou que nas últimas semanas a equipe de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação trabalhou com muito afinco no processo de lotação dos professores. Muitos deles foram aprovados recentemente no seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Educação e já assumiram a sala de aula até que sejam empossados os novos concursados.
 
DESAFIOS:Vilma Amorim falou dos desafios que os gestores da educação municipal terão pelo futuro, entre eles estão: A reforma de algumas escolas que não foi possível realizarem em 2010; A luta para aquisição de ônibus escolares novos junto ao FNDE para educação municipal, mas tranqüilizou a classe estudantil ao falar que o prefeito Francisco Antonio já assinou o contrato em Brasília e tudo agora está dependendo da licitação das empresas fornecedoras dos veículos.PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS. Elaborado em 2009 o plano de cargos vem sendo colocado em prática. A Secretária informou que o piso salarial dos professores, vem sendo cumprindo rigorosamente, vejamos: No ano passado um professor 40 horas com apenas ensino médio recebia R$ 1.024,00. Hoje esse professor já recebeu o novo piso no valor de R$ 1.181,00. Obviamente que um professor com Ensino Superior tem um salário mais elevado com aumento de 30%. Aliás, a Secretária informou ainda que quando a atual gestão assumiu em 2009, cerca de 240 professores não tinham curso de licenciatura, daí a Prefeitura preocupada em qualificar esses profissionais firmou convênio com algumas faculdades e a maioria destes professores está concluindo seu curso superior através desse convênio.

AJUDA DE CUSTO. A Secretária Vilma disse que a ajuda de custo dos professores que se deslocam para trabalhar na zona rural é paga agora somente no final do mês, pois no ano passado foi constatado que muitos professores recebiam ajuda de custo e não cumpriam com a carga horária, ou seja, recebiam referente ao mês e não trabalhavam vinte dias.

MERENDA ESCOLAR.  A Secretária Vilma Amorim falou que a merenda escolar já começou a ser distribuída no primeiro dia de aula. Agora em 2011 a prefeitura vai distribuir nas escolas merenda escolar da agricultura familiar. Já foi realizada uma reunião com agricultores locais e estes irão fornecer para o município frutas, hortaliças e verduras como abóbora, maxixe, tomate, quiabo, etc.

TRANSPORTE ESCOLAR. Esse é um grande desafio inclusive algumas escolas da zona rural que depende do transporte escolar não iniciaram as aulas segunda-feira como foi previsto devido à falta dos veículos para deslocamento dos alunos uma vez que a licitação só foi concluída nesta segunda-feira com sete empresas concorrentes.

FARDAMENTO: Vilma Amorim informou que o fardamento será entregue para todos os alunos nos próximos dias até mesmo para aqueles que ainda têm a farda do ano passado. Lembrando que as crianças da educação infantil receberão blusa e shorte. Sobre o material escolar a Secretaria Municipal de Educação já está distribuindo para os alunos.
CCOM - Esperantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.