9 de fevereiro de 2011

PAULO MACHADO: Eficiência do desenho 3D na construção civil

Fotomontagem Riviera de São Lourenço.
Já imaginou se fosse possível recomendar a aparência física de um filho que se pretende ter? Na construção civil é possível a recomendação da imagem real do empreeendimento que ainda vai nascer. Com o auxílio do computador o designer trabalha para transformar em imagens encantadoras o sonho do arquiteto que projeta a obra. 

Todo esse trabalho é possível de ser realizado através dos programas especificos criados para computadores . Entretanto, o programa não faz nada sozinho e o resultado final é fruto da criatividade dos trabalhadores que em conjunto executaram o projeto em 3D, ou seja, a maquete eletrônica.
Fotomontagem sede Gafisa
Nas capitais e outras cidades de grande porte existem empresas especializadas em desenho 3D que auxiliam os empreendimentos da construção civil. Em São Paulo, a empresa DESIGNER 3D há 16 anos cria maquete eletrônica de arquitetura para várias construtoras, entre elas: Gafisa, BKO, Porte, Habiarte, Rossi, Rovic, Sabel, Brookfield, entre outras. A Designer3D cria maquetes eletrônicas para todo o Brasil e até para Países como Portugal, Angola, entre outros.
Ponte Estaiada
INSTRUMENTO DE MÍDIA

A construção civil nas capitais são grandes empreendimentos que necessitam de um eficiente projeto de mídia (maquete eletrônica) para alcançarem o sucesso desejado. A maquete eletrônica feita com o desenho 3D é o primeiro instrumento de propaganda utilizado pelas construtoras. Com o desenho 3D se obtém imagens nítidas de apartamentos, casas e loteamentos. Através de um helicóptero se faz fotografias aéreas do local onde a obra será construída. Depois a maquete eletrônica é colocada na fotografia real. Por meio desse material se faz uma extensa propaganda em panfletos, jornais,folders, revistas, internet e até na televisão.
Varanda Gourmet
DEDICAÇÃO

Wellington Vilela
A área do desenho 3D exige aperfeiçoamento constante. Segundo o Sr. Wellington Vilela, diretor da Designer 3D, "Os funcionários da empresa fazem cursos de aperfeiçoamento até no Exterior. A empresa conta com profissionais que vão desde técnicos em edificações até arquitetos formados. A execução do desenho 3D para a construção civil é demorado, pois tudo tem que sair com 100% de acerto em concordância com a arquitetura, paisagismo e decoração. Pode se levar até mais de um mês para a conclusão de um projeto em 3D dependendo do tamanho, sem contar com a animação da maquete eletrônica que costuma levar outro mês para ficar pronta, tudo isto para garantir sempre a perfeição e qualidade do projeto de nossos clientes."

Living
GRANDES PROJETOS

A Designer 3D já executou a maquete eletrônica de grandes projetos em São Paulo, como o prédio do Hospital São Luis, a reforma do Edifício Martinelli o primeiro construído na cidade, em 1924), o edifício sede da Construtora Gafisa, localizado junto ao Shopping Eldorado, às margens do rio Pinheiros no bairro do Brooklin, entre outros. A profissão de desenhista 3D é promisssora para quem se dedicar a estudar bastante o assunto.

Acesse o site da DESIGNER 3D: www.designer3d.com.br

Reportagem

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é colaborador deste portal. E-mail: paulomachado963@gmail.com, Telefone: (11) 7427-4383

2 comentários:

  1. Com certeza é inacreditavel o que o computador tem nos proporcionado ao longo dos anos em qualidade, sofisticação e técnologia alida aos programas (software), mas com certeza o Homem realmente ainda faz a difenrênça.
    Sempre ouvi falar que o computador é burro, que quem faz mesmo o trabalho é aquela pecinha que fica na frente da tela, com certeza quem realmente faz o trabalho duro ainda são os profissionais envolvidos em cada projeto que será transformado em MAQUETE ELETRÔNICA.

    Em relação a matéria esta perfeita. É bom divulgarem este trabalho que é tão pouco conhecido mas que faz toda a diferênça antes de reformar, construir ou decorar.
    Sr. Paulo Machado e o Portal ESP estão de parabéns pela matéria.

    João Carlos - SP Capital

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Srº João Carlos nós que trabalhamos com o computador é que realmente fazemos tudo acontecer, algumas pessoas acham que quem trabalha com computador não faz nada, engano delas, alias grande engano destas pessoas.
    Este trabalho de Maquetes eletrônicas é simplesmente lindo, da pra ver um projeto antes mesmo dele existir, perfeito, comprei meu apto assim tb, vendo imagens em 3D de como seria depois de pronto, realmente ficou as imagens ficaram realmente 95% da realidade quando vi tudo pronto ficou muito, mas muito parecido com as imagens que eu havia visto uns 3 anos antes do meu apto ficar pronto.

    Armando Prado - SP Capital

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.