14 de fevereiro de 2011

Professores concluem Curso pela UFPI

O Curso Educação para as Relações Étnico-Raciais – ERER, ofertado pela Universidade Federal - UFPI, que teve início no dia 05 de outubro de 2010 com carga horária de 180h/aulas com encontro semipresencial na UAB - Pólo de Esperantina e aulas através da Plataforma Moodle, teve suas a"tividades presenciais "encerrada na última sexta-feira dia 11 de fevereiro.

Os 50 professores participantes do curso dos municípios de Esperantina, Batalha e São João do Arraial após apresentarem seus trabalhos finais na UAB, participaram de uma confraternização seguido dealmoço e música ao vivo no Clube Recreativo Princesa do Longá.
A Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Sousa Coordenadora Pedagógica do CEAD/UFPI e coordenadora do ERER, a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim e as tutoras presenciais Josélia Veras, Maria dos Milagres e a uma das tutoras à distância a professora de Picos Claudete Santana participaram do encerramento. O ERERvisa capacitar professores para trabalhar em sala de aula o Ensino da África.

É Lei no Brasil a inclusão no currículo das Redes oficiais de Ensino, fundamental e médio, em instituições públicas e particulares à obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”. Durante os últimos cinco meses esses professores estiveram se capacitando para trabalhar a temática em sala de aula

O contúdo programático refere-se ao estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional tendo como objetivo resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política. Cabem agora aos Estados e Municípios se adequarem a nova lei.  

Além do Curso “Educação para as Relações Étnico-Raciais” - ERER, outros 50 professores estão se capacitando no curso “Diversidade na Escola” (GDE) que tem como coordenadora a Prof.ª Dra.ª Maria do Carmo Alves Bomfim, (SECAD/MEC), com aulas semipresencial. A duração desse curso é de seis meses com uma carga horária de 200h/aulas. O GDE será concluído no final do mês de março.

Os cursos fazem parte do Programa Rede de Educação para a Diversidade, promovida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC). Os encontros presenciais acontecem no pólo da Universidade Aberta do Brasil com o apoio da Prefeitura Municipal de Esperantinaatravés da Secretaria Municipal de Educação.  

Por Carlos Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.