12 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal de Picos aprova voto de repúdio contra jornalista

Vereador Iata Rodrigues, autor do pedido de repúdio contra o repórter.
Alheios aos graves problemas que afligem a comunidade, os vereadores de Picos aprovaram, por maioria absoluta, na sessão desta sexta-feira, 11 de fevereiro, requerimento verbal com voto de repúdio contra o jornalista José Maria de Sousa Barros, repórter do Jornal de Picos e correspondente do portal GP1 na região Centro Sul do Piauí, acusado de fazer críticas a gestão do presidente da casa Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB).

O requerimento verbal com pedido de voto de repúdio contra o repórter foi solicitado pelo presidente da Câmara Municipal de Picos Iata Rodrigues e, aprovado pela maioria dos vereadores presentes à sessão, com exceção de Edilson Alves de Carvalho (PP), que se posicionou contrário e defendeu o trabalho da imprensa e a liberdade de expressão, garantidos em lei.

Votaram a favor o próprio autor do requerimento e presidente da Casa Iata Rodrigues (PSB), os vereadores governistas José Luís de Carvalho (PV), Antonio Afonso Santos Guimarães (PP), Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB) e Diógenes Nunes Medeiros (PPS), além dos oposicionistas Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico (PP) e Hugo Victor Saunders Martins (PMDB). Não estavam presentes à votação Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá (PMDB) e José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PMDB).

Ainda durante o seu discurso, o vereador Iata Rodrigues fez vários ataques ao jornalista José Maria Barros e citando-o nominalmente, fez severas críticas ao seu estilo de denunciar as irregularidades na Câmara Municipal de Picos e as omissões dos vereadores, como, por exemplo, a não fiscalização das ações do executivo.

Este tipo de matéria cheia de malícias, com informações que procuram denegrir a minha imagem e deste poder eu não vou aceitar de forma alguma e, se preciso for, abrirei processos na justiça por danos morais”, bradou o presidente da Câmara Municipal de Picos Iata Rodrigues, ao tempo em que pediu o apoio dos colegas para votarem a favor do seu requerimento com voto de repúdio contra o repórter.

O vereador oposicionista Edilson Alves de Carvalho (PP) foi o único a se manifestar a favor do repórter e recomendou ao colega Iata Rodrigues que respeitasse a liberdade de expressão e de pensamento, que é garantida pela Constituição Federal. “Eu mesmo tenho uma rádio e os jornalistas lá têm toda a liberdade para denunciar o que for errado”, ressaltou, acrescentando que a Câmara tem assuntos mais interessantes para tratar e não deveria se preocupar com coisas pequenas.

O vereador Hugo Victor (PMDB) justificou para o repórter que votou a favor com medo de represálias da mesa diretora da Câmara. Segundo ele, existe um acordo de cavalheiros entre os vereadores para votarem favoravelmente nos projetos de interesse uns dos outros. “Quando o vereador Iata me ligou hoje pela manhã me pedindo que votasse a favor desse requerimento com pedido de voto de repúdio, eu não tive como dizer não”, argumentou.

José Maria Barros
Já o jornalista José Maria Barros disse que ficou surpreso com a atitude dos vereadores, pois entende que a Câmara Municipal de Picos tem assuntos importantes para tratar e ao invés disso, fica querendo censurar a imprensa ou discutindo temas que não são do interesse da coletividade. “É justamente por causa desse tipo de ação que a maioria dos vereadores de Picos tem seu trabalho criticado pela população local”, alfinetou. 

Fonte: GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.