24 de fevereiro de 2011

Saiba como monitorar a qualidade da Educação em sua cidade

O site do Todos Pela Educação traz, na seção "Educação no Brasil", uma ferramenta que facilita o monitoramento da qualidade da Educação em cada uma das cidades brasileiras. Destinada a pesquisadores, gestores, educadores e também a pais e estudantes, ela pode ser facilmente acessada AQUI.

"É muito importante que cada pessoa saiba como anda o ensino em sua cidade, para poder contribuir com a melhoria da qualidade da Educação", afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do movimento.

Estão disponíveis para consulta informações das cidades brasileiras de 1996 a 2010. Há dados como o tamanho da população, o total de crianças e jovens em idade escolar, o número de matrículas, as taxas de aprovação, abandono, reprovação e distorção idade-série e renda domiciliar por pessoa, entre outros.

Encontram-se também índices de qualidade do ensino dos municípios, como os resultados da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para conhecer o desempenho educacional de seu município, siga o passo a passo abaixo:
1- Na página "Educação no Brasil", clique no botão “Escolher o município”.
2- Escolha na lista o seu estado.
3- Digite o nome de seu município e clique em “Busca” para efetuar a pesquisa.
4- Quando o resultado da busca aparecer, clique no nome da sua cidade para ter acesso aos dados.
Metas do movimento

O desempenho dos municípios na Meta 3 do Todos Pela Educação, que registra o percentual de alunos com aprendizado adequado à série também pode ser verificado.

Já as estatísticas relacionadas às Metas 1 e 4 do movimento (que tratam do acesso à escola e da conclusão dos estudos) não estão disponíveis para as cidades. Isso porque elas são obtidas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que é amostral – e, portanto, não oferece precisão para o nível municipal.

Vale lembrar também que a Meta 2 (toda criança alfabetizada até os 8 anos) ainda não tem indicador no País. Já a Meta 5 – investimento ampliado e bem gerido – não conta com estatísticas para cada um dos municípios. Por isso, não é possível verificar o desempenho das cidades nestes quesitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.