22 de fevereiro de 2011

Secretaria de saúde realiza palestra sobre alimentação saudável para diabéticos e hipertensos


Secretaria de Saúde realiza palestra sobre alimentação saudável para diabéticos e hipertensos A fim de orientar, informar e alertar sobre causas, efeitos e consequências para os diabetes e hipertensos em bairros de Esperantina, a secretaria municipal de saúde através da enfermeira Beth organizou na manhã desta terça feira (22) no auditório da comunidade Kolping em Esperantina, uma palestras sobre alimentação saudável para diabéticos e hipertensos que teve a ministração da nutricionista Apoema.

Na palestra foram abordados temas importantes para a saúde dos diabetes e hipertensos como, prevenção e tratamento da hipertensão e diabetes. Na oportunidade a turma da terceira idade foi alertada e orientada sobre os riscos da diabetes e os cuidados que cada pessoa deve ter para evitar a doença, controle da pressão alta, orientação sobre alimentação saudável e pressão arterial. 

A nutricionista abordou vários temas envolvendo o bem-estar dos diabetes e hipertensos como: a alimentação saudável é respeitar ao máximo os horários das refeições; Procurar consumir os legumes, verduras e frutas produzidas na região. Este grupo de alimentos está associado ao menor risco de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. São alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras Além disso, dão colorido aos pratos, o que torna mais apetitosa a refeição.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde a hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. 

O Ministério da Saúde faz um alerta: a doença é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia mundial; e, junto com a hipertensão, é a doença que mais mata no Brasil.

Reportagem: Kleber Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.