16 de março de 2011

Secretaria Estadual de Saúde promove seminário no Território dos Cocais

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) promove o I Seminário Territorial de Educação Permanente em Saúde dos Cocais, em Piripiri nos dias 16, 17 e 18 de março, no auditório Ozires Neves, na Praça de Eventos. O objetivo é inserir a Política de Educação Permanente no Território dos Cocais, que engloba 22 municípios como Barras, Esperantina, Luzilândia e Pedro II.

O seminário é voltado para profissionais, gestores, educadores e representantes sociais e visa à formação de uma comissão permanente de integração ensino-serviço (Cies). A tarefa da comissão é formular, conduzir e desenvolver uma Política de Educação Permanente no território, articulando com instituições formadoras de profissionais e com estabelecimentos de saúde pública.

A programação do Seminário tem início nesta quarta-feira, a partir das 7h. O encerramento será no dia 18 com a exposição Fortalecer a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde. Em seguida haverá a definição do regimento interno da comissão, através do voto. A agenda do evento conta com palestras, debates, mesas-redondas acerca dos processos de educação em saúde, informação sobre as diretrizes da política, além de análise do panorama da saúde e dos cursos de formação da saúde local.

O seminário vai tratar da capacitação e conscientização dos profissionais, educadores, gestores e controle social sobre as diretrizes da política e a sua implementação no Território dos Cocais, um grande território com hospitais de referência, onde ainda não há um trabalho efetivado em educação permanente. Teremos representantes de secretarias municipais, hospitais, instituições de ensino, conselhos municipais de saúde, associações de moradores e sindicatos locais”, ressaltou a supervisora de Desenvolvimento e Qualificação, Jesus Dias.

A Política de Educação Permanente em Saúde é fundamentada em um quadrilátero que reúne gestão da saúde, educação, serviço/atenção e controle social. O princípio básico é aliar a educação para a saúde observando as necessidades particulares do SUS garantindo a equidade e universalidade nos serviços de saúde. A política foi implementada no Brasil em 2007, como parte de um processo que envolve mudanças nas práticas de saúde.

Programação do Seminário

Dia 16 (Quarta-feira)
7h - Café da manhã
8h - Execução do Hino Nacional e Apresentação Cultural
9h - Trabalho em Grupo - Construção do diagnóstico simplificado dos municípios do Território dos Cocais. Experiências exitosas das ações desenvolvidas nos municípios
11h - Apresentação em Plenária e Debate
12h - Almoço
14h - Mesa-redonda - Atenção Básica em Saúde/Programa Saúde na Escola (PSE); Vigilância em Saúde, a ETSUS e a Educação Profissional
17h - Discussão em Plenária
17h40 - Avaliação do dia

Dia 17 (Quinta-feira)
8h30 - Política de Educação Permanente em Saúde
10h - Atribuições da Comissão Permanente de Integração, Ensino, Serviço
11h - Trabalho em grupo para definição da composição da Comissão de Integração Ensino/Serviço (o trabalho será realizado em grupo por segmento, considerando o quadrilátero: Gestão, Atenção, Formação e Controle Social)
12h - Almoço
14h - Apresentação dos trabalhos de grupo em Plenária
16h - Composição da Cies do Território dos Cocais
17h30 - Avaliação
18h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.