4 de dezembro de 2009

ESCLARECIMENTO AOS LEITORES DO PORTALESP


O que leva alguém a copiar obras alheias e utilizá-las como se fosse de sua autoria? As causas vão desde a ingenuidade – muito comum em novatos – até à preguiça e o querer se dar bem sem esforço; afinal, criar um post de qualidade pode levar de horas a dias.

Quanto às imagens, eu adoraria poder linká-las, mas nem sempre encontro no Flicker o que desejo. Ao contrário de textos que imprimem claramente a sua autoria, o mesmo não acontece com imagens na internet, o que dificulta a manutenção dos direitos autorais.

Não sou o dono da razão, pois já cometi estes erros de divulgar textos e fotografias sem dar o devido crédito, mas todos nós passamos por isso principalmente no início.

As fotos de cobertura do PORTALESP não sei se já prestaram atenção, mais todas tem os créditos de quem fez, quando não ponho, esclareço que é anônimo (muitas vezes trazem fotos de cobertura para postagens e não dizem a autoria), mas não assino a responsabilidade. Outra coisa é logomarca do PORTALESP que vai nas fotos, faço questão os leitores copiem para suas comunidades de relacionamentos ou até para uso pessoal, mas desde que preserve a logomarca e se precisar retirar que dê os devidos crédios.

Outra coisa são as matérias, como o PORTALESP é um "portal" e não um blog, tenho a colaboração de muita gente para criar conteúdo para o mesmo. Não tenho o dom da escrita, mas na medida do possível a gente faz o que pode, e quando uso matérias de outras pessoas/canais de comunicação dou o crédito ao responsável, quando não é porque não tenho a fonte.

Minha opinião

O tema é polêmico. Muita gente vai questionar se todos os programas do meu computador são originais, se eu não baixo música pela internet e se todas as imagens aqui utilizadas possuem os devidos créditos.

Vamos por partes. O objetivo desta matéria é, antes de mais nada, informativo, visto que o PORTALESP é um site voltado a fornecer informações e entretenimento para os leitores. Se meus leitores pararem para refletir sobre o assunto, já me darei por satisfeito, pois teremos menos plagiadores no mundo.




Direito Autoral

Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas).

Plágio

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Reprodução e Confração

Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.

Trechos do Wikipédia

2 comentários:

  1. Muito boa a idéia de divulgar essa matéria, pois realmente tem muitas pessoas que desconhecem essas informações e outras que conhecem, mas fingem que não. Devemos tomar o devido cuidado ao divulgar qualquer conteúdo que não seja nosso, citando a fonte, valorizando assim o que é alheio. É uma questão de consciência...Valeu

    ResponderExcluir
  2. FALTOU mencionar se o portalesp ja foi ou esta sebndo acusado de plagio. pra quem le essa materia pode ficar com esa duvida. o que mesmo acionteceu ?

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.