14 de maio de 2010

Controle ao tabagismo é tema de Fórum Social

Controle ao tabagismo
O Fórum de Mobilização Social para o Controle do Tabaco reuniu secretarias estadual e municipais da Saúde e Educação, poder Legislativo, mídia, Ministério Público e organizações não governamentais, como a Aliança de Controle ao Tabagismo no Brasil (ACTBR) , para a discussão acerca das formas de controle ao fumo e promoção da saúde pública.

O evento aconteceu no Água Limpa Hotel (zona leste de Teresina) e prosseguiu até às 18 horas, com palestras de técnicos onde serão debatidas, também,  as leis que impedem que se fume em lugares públicos fechados, como a lei municipal da vereadora Rosário Biserra e a lei estadual do deputado Antonio Felix. “Esta lei prevê a proibição total do fumo em locais de uso coletivo fechados, como bares e restaurantes. Dessa forma não poderá existir nem espaço exclusivo de fumantes. Essa proibição visa preservar a saúde coletiva, sobretudo daqueles que escolheram não fumar”, ressaltou a vereadora, que participou da abertura do evento, pela manhã.

Além disso, assuntos como situação socioeconômica dos fumantes, questões econômicas e o impacto do tabagismo na saúde da mulher e da criança, foram assuntos discutidos no evento.

Paula Jonhs, diretora executiva da ACTBr, fala sobre a situação atual do tabagismo no Brasil. “Embora o Brasil já tenha leis mais rígidas em relação a isso, precisa avançar mais na questão dos ambientes totalmente livres de fumo, aumentar mais os impostos e os preços dos produtos, vetar toda publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco, além de implementar políticas agrícolas mais arrojadas e lançar mão dos Direitos Humanos, nesse controle”, defende a diretora. “Países como a França, já estão processando donos de restaurantes pelo não cumprimento da lei. A permissão do fumo nos seu estabelecimento se configura como um desrespeito e prejuízo à saúde de seus funcionários e dos clientes atendidos” completa.

O tabagismo mata cerca de 200 mil pessoas anualmente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca. É também reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um problema de saúde pública grave, não sendo considerado apenas como um hábito ou sinônimo de sucesso como em outros tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.