27 de maio de 2010

Município piauiense entre os 30 melhores do Brasil

 Município de Lagoinha do Piauí
O Piauí tem um município entre os 30 melhores no índice social. Lagoinha do Piauí, localizado a 90 km de Teresina, ocupa a 24ª posição no levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) das cidades mais bem colocadas no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) em 2008. A avaliação é feita pela entidade municipalista desde 2002, com o intuito de reconhecer os esforços para melhorar a administração municipal nos quesitos Social, Fiscal e de Gestão.

Em uma escala que varia de 0 a 1, o município de Lagoinha do Piauí alcançou a marca de 0,692, no que diz respeito à atuação da Prefeitura nas áreas de saúde e educação. Nos indicadores do sub-índice de educação, são contabilizado dados como número de matrículas em relação à população, o número de professos com nível universitário e a taxa de abandono escolar. Já no subíndice saúde, inclui os gastos próprios da Prefeitura com saúde, além da cobertura vacinal, taxa de mortalidade infantil e o número de consultas médicas por ano.

No quesito social, quem liderou foi a cidade de Jeriquara (São Paulo), que alcançou a marca de 0,720. O município subiu no ranking, já que na edição de 2007, havia obtido a segunda colocação. O município piauiense de Lagoinha integra a lista juntamente com outros 19 cidades paulistas, 6 mineiras, 2 goianas, e um município do Paraná e outra do Espírito Santo. O que faz com que o Piauí seja o único Estado nordestino a integrar o ranking no que se refere aos melhores indicadores sociais.

O IRFS é dividido em três subíndices (fiscal, social e de gestão), compostos por 16 índices específicos, calculados a partir de indicadores construídos com informações das prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a outros órgãos oficiais, como Datasus e Inep. Os gastos com pessoal, o endividamento, a suficiência de caixa, o superávit primário, a taxa de investimento, as despesas de custeio, os gastos com o legislativo municipal e com saúde e educação são mensurados como proporção da receita corrente líquida dos respectivos municípios ou, em alguns casos, divididos pela população.

Apesar do bom desempenho no quesito social, levando em consideração o índice geral, Lagoinha do Piauí ocupa a 22ª posição entre os municípios do Estado. Entre os 10 melhores, estão João Costa, em primeira colocação, e Teresina, em décimo lugar. (Veja ranking com os 10 melhores IRFS entre os municípios do Piauí).

Teresina alcança 2º lugar entre as capitais

O levantamento fez também um comparativo do Índice de Responsabilidade Fiscal e Social entre as capitais. Teresina ocupa a segunda colocação, atingindo um índice de 0,560 em 2008. A capital piauiense perde apenas para Campo Grande (Mato Grosso do Sul), que obteve 0,558, ocupando o topo da lista pela segunda vez consecutiva. Em terceiro lugar ficou Boa Vista, em Roraima, com 0,538.

Teresina vem subindo no ranking dos índices satisfatórios. Em 2002, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez, a capital piauiense ocupou a terceira colocação, com 0,505, perdendo apenas para Boa Vista (Roraima) e Recife (Pernambuco), que atingiu o índice de 0,506.

Um ponto positivo ressaltado pela CNM é que, dentre as 26 capitais avaliadas em 2008, 10 tiveram obtiveram o índice acima de 0,500 e 16 ficaram com índice abaixo de 0,500. Curitiba (Paraná) foi a que teve o pior desempenho: 0,442.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.