5 de julho de 2010

Reinaldo Barros Torres deixa o 180graus.com

Desde Agosto de 2004 que assinamos e escrevemos o blog da cidade de Barras no portal de notícias 180graus.com, sediado em Teresina, capital do Piauí.
Jornalista Reinaldo Barros

Sempre fizemos um trabalho dos mais elogiados, com uma linha jornalística ética e direcionada a notícia verdadeira, sem maquiagem. Dentro do blog, nos demais sites que escrevemos e em propagandas pagas por nós, inclusive em camisas de clubes de futebol que participaram do campeonato piauiense estampamos a marca do 180graus.com, vestindo com dedicação e amor a “camisa” do portal de notícia.

Em razão da seriedade do nosso trabalho conquistamos leitores por vários estados e até países, conforme atestavam os email’s recebidos e comentários deixados em cada nota publicada.

Desde o início do nosso trabalho no 180graus.com, em Agosto de 2004, o Blog de Barras se manteve sempre entre os 5 mais acessados do portal de notícia, por várias vezes estando em primeiro lugar.

Sem “rabo preso” a facções políticas e nem a ideologias ou dogmas nosso trabalho crescia dia-a-dia, conquistando muitos admiradores e também muita inveja dos que não tinham inteligência suficiente para igualar-se a nós ou nos superar, especialmente dentro da redação do 180graus.com onde salva-se apenas o editor-geral Allison Paixão (ético e responsável) e alguns poucos.

Essa corrente invejosa dentro da redação do 180graus.com, onde a maioria dos que “trabalham” são estagiários de cursos de comunicação social,  com péssimos textos e matérias cheias de erros de concordância e agressões outras à língua portuguesa se propagando como uma peste; aumentava quando via-se os patrocinadores do blog de Barras, onde até empresas multinacionais se faziam entre os banners postados, o que não acontecia na home page do 180graus.com que dia-a-dia cai na quantidade de acessos devido a perca da credibilidade junto ao leitor após tornar-se meio de comunicação oficial das prefeituras do interior do Piauí, daí tantas apelações na home page, como fotos de mulheres nuas e apelações sexuais.

Em fevereiro de 2010 minha senha foi retirada sem nenhuma satisfação. Dizia-me o Marcelo Barradas, Diretor Comercial do 180graus.com, “que seria porque Barras estava em fase de eleição política-partidária extemporânia e que eu era reconhecido como um  grande formador de opinião junto ao povo de Barras, e os barrenses costumavam levar em consideração o que eu escrevia”. Daí, segundo Marcelo Barradas, “o 180graus.com tinha sido comprado pelo deputado estadual Themístocles Sampaio Filho e só podia ser escrito matéria de interesse dele e de seu irmão candidato a deputado federal Marllos Sampaio”, informação confirmada pela editora de municípios Elizabeth Araújo.

Eu estava ainda proibido de escrever matéria e colocar fotos de Manim Rêgo e sua esposa Nise, de Joaquim Lucas Furtado, bem como de qualquer outro deputado ou candidato a deputado”. Enfim, o 180graus.com estava castrando os interesses de Barras no portal. E ainda: Manim Rêgo tinha que ser tratado como inimigo, segundo a editora de município Elizabeth Araújo, pois o diretor-presidente do portal, Hélder Eugênio, o tinha como tal, ou seja: inimigo. (Informação nunca confirmada a minha pessoa por Helder Eugênio, com quem sempre tive bom relacionamento), apesar de sentir que, logicamente, ele estava sempre por traz de tudo…

Em Junho de 2010 retorno a escrever o blog de Barras no 180graus.com a pedido do prefeito Francisco Marques, que comprou o espaço via contrato assinado com a Prefeitura Municipal de Barras. A partir daí notas mentirosas são postadas dentro do blog direto da redação enaltencendo A, B ou C, fugindo totalmente da nossa ideologia jornalística, com “babações” a quem pagava para aparecer no espaço.

Blogueiros de União, Miguel Alves, Esperantina, Agricolândia, Água Branca, Campo Maior, Picos, Piripiri, dentre outros municípios também já passaram pelo que passamos.

 O 180graus.com está tornando seus espaços em blogs oficiais das prefeituras, numa louca corrida pela sobrevivência financeira e ideológica, já que perde dia-a-dia o crédito perante o leitor.

Nessa nossa segunda e última passagem pelo 180graus.com, se colocávamos uma notícia de manhã quando chegava a noite não tinha passado de 50 acessos, o que em tempos anteriores chegava logo a 1000, 2000 acessos, o que prova o descrédito do leitor após os blogs terem passado para as prefeituras e sermos obrigados a dizer que o prefeito é bonito, os filhos e filhas deles também, que a primeira-dama usa roupas bonitas, etc. e tal, levando nosso trabalho mais para o estilo “coluna social” – que convenhamos, não é nossa intenção.

Na data de hoje, 5-7-2010 saimos em definitivo do 180graus.com após matérias serem retiradas do ar, entre elas as que mostram o trabalho desenvolvido no Barras Futebol Club e estamos entrando na Justiça do Trabalho, já que desde agosto de 2004 trabalhamos no 180graus.com sem nenhuma remuneração.

NÃO TRABALHO COM IMPRENSA MARRON, MAQUIADA, TRABALHAMOS COM A VERDADE DOS FATOS, FAZEMOS UM JORNALISMO ÉTICO E VOLTADO PARA A VERDADE DO FATOS.

Reinaldo Barros Torres

Cidadão BARRENSE, PIAUIENSE e BRASILEIRO com muito orgulho e de passado  e presente LIMPOS

(*) Nota publicada originalmente na tribunadebarras.com

3 comentários:

  1. Show esse depoimento. Muito bom mesmo. Esse 180graus é um lixo, há muito tempo que nem acesso. Lucas Lages.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Esperantina acontece a mesma coisa, o blogueiro do 180graus/esperantina so posta materias de interesse do prefeito chico.lamentavel

    Paulo couto

    ResponderExcluir
  3. Esse Reinaldo é conhecido e é um cara que me parece muito sério, portanto não combina mesmo com o site 180graus que só tem picareta. Aqui em Luzilândia todo mundo tem uma péssima impressão do 180graus, perguntem ao Lucas Celebridade que ele conta tudo sobre esse 180graus. Falou, um abraço a vocês do portalesp. Marcelo Júnior, Luzilândia-PI.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.