11 de dezembro de 2010

Em Teresina, presidente do TSE defende eleições indiretas

Prefeitos cassados no 2º biênio do mandato devem ser escolhidos por vereadores.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowiski, esteve nesta sexta-feira no Piauí e defendeu a legitimidade de eleições indiretas nos municípios, que podem acontecer no estado a partir de 2011. Para o ministro, a democracia brasileira está madura o suficiente para, se for o caso, acatar a escolha de prefeitos por vereadores no caso de gestores cassados no biênio final da gestão municipal.

Lewandowiski, que foi convidado para participar da programação do II Fórum Ibero Americano de Direito em Teresina, fez ainda uma avaliação sobre as eleições de 2010 em discurso aos servidores do TRE-PI.

No Piauí, 43 prefeitos já foram cassados desde o pleito de 2008. Foram realizadas eleições suplementares em dez municípios. Caso a Justiça Eleitoral decida por eleições extemporâneas para prefeito a partir de 2011, a escolha dos novos gestores será feita pelos integrantes das Câmaras de Vereadores, conforme determina a legislação eleitoral.

Eleições indiretas são contingentes da própria eleição. É uma instituição representativa, onde quem o faz, faz à luz da Constituição. É uma eleição democrática”, afirmou o presidente do TSE. “Somos uma das demoracias mais respeitadas do mundo. Não apenas pela pujança econômica, mas pela firmeza de suas instituições democráticas”, acrescentou.

Em discurso para os serventuários do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Lewandowiski destacou números das eleições 2010: 136 milhões de eleitores, 3 mil juizes, 35 mil funcionários, 2 milhões de mesários, mais de 400 mil urnas. “Foi uma eleição sem mortos, feridos, sem contestação de resultado. O País sai dessas eleições pacificado”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.