31 de março de 2010

Amanhã é o dia do ZORRA FEST

A partir da 00:00 de sexta-feira santa para sábado de aleluia acontecerá a primeira ZORRA FEST da cidade de Esperantina no OASSIS Clube uma prévia da abertura oficial do Esperantina Fest, a festa será animada pela banda PILEK show e Renatinho da Bahia e banda e um DJ.

Prefeito Chico Antonio recebe ambulância do SAMU em Teresina

O prefeito de Esperantina Chico Antonio esteve no pátio da SESAPI na manhã desta quarta-feira recebendo das mãos do secretário de saúde Assis Carvalho uma ambulância do SAMU. A mesma vai servir para atender as necessidades do município. 

A origem do Dia da Mentira

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: Wikipédia

ACADEMIA SONHO DE MENINA: Feliz Páscoa

ACADEMIA DE BALLET SONHO DE MENINA - TRANSFORMANDO SONHOS EM REALIDADE

Feliz Páscoa

A Academia de Ballet Sonho de Menina deseja a todas as alunas,  pais e à população de modo geral uma Feliz Páscoa. Que estes dias sejam  vividos pelas famílias esperantinenses com muita paz e amor.

Abraços

Bloco DuPirata: Entrega de Abadás

Começou a entrega dos abadás do Bloco DuPirata, antes do dia anunciado que seria amanhã (01/04)  a entrega está sendo feita na sede do bloco que fica localizada na Rua Vereador Ramos em frente a Biblioteca Pública Municipal, para você que pretende fazer uma customização aproveite e vá logo pega o seu, lembrando que já começou a montagem da estrutura dos camarotes.

Apresentação da Paixão de Cristo 2010

Esperantina prepara-se para a encenação da "Paixão de Cristo" que começa nesta quarta-feira (31/03) na localidade Lagoa Seca na praça central e na sexta-feira (02/04) a apresentação será na praça Leônidas Melo em frente a Igreja de Nossa Senhora da Boa Esperança. A realização é do Grupo Art-Nossa e Projovem Adolescente e tem o apoio: Prefeitura Municipal de Esperantina, Sec. Desenvolvimento Assistência Social, Sec. Esportes, Cultura e Lazer, FUNDAC, AMAE, Pastoral da Juventude e Coordenadoria de Comunicação.

30 de março de 2010

Saúde inaugura reforma do hospital de Esperantina

O secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho esteve na tarde desta segunda-feira (29), no município de Esperantina, inaugurando a reforma e ampliação do prédio do Hospital Estadual Julio Hartman.

Segundo o secretário, a cidade de Esperantina, por ser um pólo de saúde, precisava de uma atenção especial. “Nós autorizamos um investimento de mais de R$ 600 mil na estrutura, melhorando o piso, as paredes, proporcionando uma maior acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, como os banheiros, que antes não eram adaptados e as enfermarias transitórias”, destacou.

Para o prefeito de Esperantina, Francisco Antonio, o Hospital Júlio Hartman é referência para os 13 municípios que compõem o território dos Cocais. “Toda essa região recorre a este hospital. Hoje nós estamos recuperando o coração da saúde desta região”, ressaltou.

A reforma e ampliação do Hospital Estadual Julio Hartman foram custeados com recursos do tesouro estadual no valor de R$ 600.487,64.

Wellington admite repensar decisão de ficar no governo

Durante a solenidade de inauguração da Reforma do Hospital do Mocambinho, na manhã desta terça-feira, o governador Wellington Dias admitiu que pode reconsiderar sua decisão de permanecer no governo até o fim do mandato, o que o impediria de se candidatar ao Senado Federal nas eleições de outubro.

A mudança de postura do governador ocorreu após a reunião realizada ontem com o presidente Lula, em Brasília, da qual participaram outros governadores e ministros, dentre eles a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Numa conversa reservada, Lula teria pedido a Wellington que mudasse de ideia e tentasse uma cadeira de senador. O presidente argumentou que, caso Dilma seja eleita, ela precisará de uma base forte no Congresso Nacional e, portanto, a desistência do governador piauiense de disputar o Senado seria um grande desperdício, uma vez que ele aparece na liderança de todas as pesquisas de intenções de voto realizadas no Estado.

Esta decisão - de permanecer ou sair do Palácio de Karnak - está intimamente relacionada a outra ainda mais importante, a escolha do nome indicado da base aliada para concorrer a sua sucessão.

Para tratar de tão polêmica questão, foi agendado para hoje um novo almoço entre as lideranças dos partidos que dão apoio ao governo do PT. Especula-se que, nesse encontro, o governador poderá, enfim, decidir quem será o escolhido para dar continuidade ao seu projeto de governo.

Prevista inicialmente para ser decidida no dia 19 de março, a questão foi adiada novamente em função da falta de um consenso entre os diversos partidos governistas, que tinham quatro fortes opções postas na mesa: o senador João Vicente Claudino (PTB), o vice-governador Wilson Martins (PSB), o secretário de Educação Antônio José Medeiros (PT) e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB).

Desde aquela data, pouca coisa mudou. Apenas os petistas decidiram trocar novamente o pré-candidato da sigla - saiu Antônio José, entrou Antônio Neto, ex-secretário de Fazenda, que foi o primeiro nome a ser lançado pelo PT.

Início do asfaltamento da Rua Vereador Ramos

A Rua Vereador Ramos a principal rua do centro da cidade recebeu recapeamento nesta segunda-feira (29/03), visando tornar a pavimentação mais moderna e conseqüentemente facilitar o tráfego de veículos, pois a muito tempo a mesma estava quase que entrafegável.
Aos poucos mais com um compromisso com a população de Esperantina a prefeitura de Esperantina vem transformando em realidade o sonho dos espeantinenses de que é ver as ruas de nossa cidade asfaltada, primeiro foi a Avenida Petrônio Portela, depois a Rua Leonardo das Dores e agora a Rua Vereador Ramos e com certeza vem mais por ai.

"É uma gratificação poder está transformando em realidade o sonho dos esperantinense, e é desta forma que vamos continuar a mudança em nossa cidade". Falou o prefeito Chico Antonio.

CCOM - Esperantina

29 de março de 2010

Prefeita de Luzilândia é condenada a prisão

Janaína Marques está de licença nos Estados Unidos e não viu o julgamento
Janaína Marques foi condenada por crime de responsabilidade fiscal, e podem recorrer ao STJ.

Durante sessão ordinária nesta segunda-feira (29), a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí condenou à prisão da prefeita Janaína Pinto Marques de Meneses, ex-prefeita de Joca Marques e hoje de Luzilândia. A acusação foi de crime de responsabilidade fiscal. Ela pode recorrer em liberdade ao Superior Tribunal de Justiça - STJ -, em Brasília.

O procurador de Justiça Antônio Ivan e Silva trabalhou na acusação e pediu a prisão da gestora. A ação tramitavam há alguns anos no TJ/PI. O desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi o relator do processo na 2ª Câmara Criminal, que tem ainda os desembargadores Joaquim Dias de Santana Filho e Erivan José da Silva Lopes como membros efetivos.

Janaína Marques foi condenada a cinco anos de prisão e perda do cargo, mas por crimes na gestão em Joca Marques. Ela está de licença em viagem aos Estados Unidos.

Cidadeverde

Prefeita Janaina Marques e Ronaldo serão julgados em ação penal no TJ

HOJE: Os prefeitos são acusados de crimes de improbidade administrativa. O julgamento será na 2ª Câmara do Tribunal.

O Tribunal de Justiça do Piauí vai julgar hoje os prefeitos de Curralinhos, Ronaldo Campelo dos Santos, e Janaina Marques, de Luzilândia, por crime de improbidade administrativa.

Janaina Marques está sendo acusada em ação penal de crimes quando era prefeita de Joca Marques. A prefeita está de licença e em viagem aos Estados Unidos.

Ronaldo dos Santos também responde por crimes envolvendo a administração pública.

O julgamento será na 2ª Câmara do TJ sob o comando dos desembargadores Joaquim Santana, Sebastião Ribeiro Martins e Erivan Lopes. A denúncia foi protocolada pelo ex-procurador do Ministério Público Antônio Ivan e Silva.

Yala Sena / cidadeverde.com

Comunicadores de Esperantina são premiados em seminário em Teresina

Os comunicadores, Márcio Linhares ( Esperantina FM ), José Carlos e Carlitos Barros, (Tropical FM),  estiveram participando do Seminário de Comunicação e Paz no Trânsito, nos dias 26 e 27 de março, sexta-feira e sábado, realizado na Escola de Trânsito do Piauí em Teresina.
N a oportunidade foram premiados os seis melhores trabalhos realizados através da produção de spots para rádio.

Na abertura do evento sexta-feira dia 26 de março, estiveram presentes o Governador do Estado, Welington Dias, o Diretor Geral do Detran,  Jesus Rodrigues, Prefeito de São João do Arraial , Francisco Lima e de Esperantina , Chico Antônio, além de outras autoridades.
Os comunicadores receberam premiação em dinheiro no valor de 5 mil reais e kits do Detran, com capacetes e camisetas.

Aos 83 anos, morre ex-prefeita da cidade de Campo Maior

Morreu neste domingo (28), a ex-prefeita da cidade de Campo Maior, Deuzuíta de Carvalho Correia Bona, mãe do ex-prefeito da cidade, Raimundo Nonato Bona, mais conhecido como Carbureto.

Dona Deuza, como era mais conhecida a ex-prefeita, já lutava há vários anos contra uma doença crônica. Ela já se encontrava internada há 12 dias, no Hospital de Tratamento Intensivo (HTI), em Teresina.

Por volta das 12 horas de ontem, a ex-prefeita acabou falecendo. Dona Deuzuíta completaria 84 anos no próximo dia 15 de abril.
Às 8h da manhã desta segunda-feira (29) será celebrada uma missa de corpo presente, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior. Após a missa haverá um cortejo em direção ao cemitério São João, onde será realizado o sepultamento.

80 jornalistas foram assassinados no mundo em 2009

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) informou hoje (25) que apenas no ano passado o órgão condenou publicamente a morte violenta de 78 jornalistas. De acordo com a Federação Internacional de Jornalistas, 2009 foi um dos anos “mais sangrentos” da história recente.

As Filipinas, onde ocorreram 37 mortes, lideram o ranking da violência contra profissionais de imprensa. Em seguida vem o Iraque, que registrou 15 assassinatos. Na América Latina, o México teve 13 mortes confirmadas em apenas um ano.

quarta-feira (25) a Unesco condenou os ataques a jornalistas ocorridos em Honduras – houve três assassinatos em um mês – e no México – onde só no ano passado 13 profissionais de imprensa morreram durante o trabalho de apuração relativo aos grupos guerrilheiros que atuam na região.

Os dados da Unesco mostram que, em geral, as ameaças e mortes ocorrem em países em que não há conflitos armados. A maior parte dos crimes, de acordo com o organismo, tem relação direta com o tráfico de droga, a violação de direitos humanos e a corrupção.

Em 2008 e 2009, 125 jornalistas foram assassinados. Nos dois anos anteriores, 122 profissionais de imprensa morreram. As vítimas, em geral, são homens (95%) e profissionais locais que lidam com temas próximos à população. Há poucas referências sobre mortes de correspondentes estrangeiros.

O Brasil não é mencionado no relatório divulgado hoje. Mas no país um dos casos emblemáticos de violência contra profissionais de imprensa ocorreu em 2002. O episódio provocou a morte do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes, de 52 anos. Mas diariamente jornalistas são agredidos fisica e moralmente, além de ameaçados, estorquidos e intimidados, inclusive, por policiais que não se alinham aos editoriais do jornalismo investigativo, que é o que mais traz retorno de informações não maculadas para a sociedade.

Funcionário da TV Globo, Tim Lopes era um desses que apurava uma denúncia sobre a ação de traficantes na Vila Cruzeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro, quando foi rendido. Antes de matar o jornalista, os traficantes promoveram seu julgamento. Investigações policiais mostraram que ele foi torturado antes de morrer e levou golpes de espada. O corpo foi queimado.

A Federação Internacional de Jornalistas editou um manual de segurança destinado aos profissionais que lidam com temas considerados de risco. O Portal Luzilândia.com recebeu, ontem, um destes manuais em PDF. O sinal de alerta foi acionado em todo o mundo. A profissão passou a ser de altíssimo risco. A entidade também criou um Fundo de Solidariedade, que tem o objetivo de manter um caixa fixo para dar apoio aos jornalistas que são ameaçados pelo tipo de trabalham que realizam.

A grande novidade é um sistema especial criado onde se registram nomes dos principais suspeitos de cometeram ilícitos contra os profissionais da comunicação, com a devida justificativa e o apontamento do que são capazes de praticar. A lista é internacional e inclui dados e fotografias dos ameaçadores e intimidadores e criminosos de fato. É uma forma de defesa, pois mesmo que aconteça sinistros mais violentos o sistema já induz, através do perfil alimentado constantemente com informações pelo jornalista, quem seria capaz de realizar o ato e. assim, se chegar ao autor.  O sistema funciona como o Infoseg, com informações de perfil social do indivíduo assim como o cadastro de cada ameaça, agressão, intimidação, procedimento ou processo que visa frear a atuação profissional.

Com apoio da Unesco, a federação comanda uma campanha mundial para que os países onde há o maior número de ataques a jornalistas se comprometam de maneira concreta a combater a impunidade e a insegurança.

Fonte: Agência Brasil

CARTA ABERTA A SOCIEDADE

Carta recebida para divulgação

Fortaleza, 28 de Março de 2010

Prezado editor, BOM DIA!!!!

Estou enviando-lhe uma carta aberta dirigida a sociedade brasileira, que foi entregue a sociedade em uma manifestação ocorrida em Fortaleza contra a desassociação e seus malefícios emocionais que têm causado aos desassociados e dissociados.

O direito a liberdade religiosa dessas pessoas, tem sido cerceado, por não ter o direito de se dissociarem da crença, sem correr sérios riscos de perseguição.

A religião Testemunhas de Jeová, embora se ache cumpridora de seus deveres para com o país, desrespeita a Constituição Federal, mas precisamente a Lei 7.716, em seu art. 14, que, afirma categoricamente, que, nao se pode impedir a relação social e familiar. Não é por sorte que a advogados vinculados a Comissão dos direitos humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em seus pronunciamentos sobre o caso, disse que, os grupos que comandam a religião Testemunhas de Jeová estão cometendo crime. (Observe, por favor, este relato no documentário abaixo)

Como acontece a violação dessa Lei? As orientações por escrito, incitam os membros da Igreja a não saudar um desassociado com um simples "OI", para não gerar uma conversa, da conversa para amizade. Por isto, o Ministério Público do Ceará acatou uma denúncia, pioneira no Brasil

Outro desrespeito que a referida organização está fazendo é com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O artigo XVIII reza: "Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular".

Se vc deseja ser uma testemunha de Jeová, e caso decida sair, para entrar em outra religião, receberá o mesmo tratamento que os desassociados são submetidos, ou seja, ninguém falará mais com você. Todos os seus amigos ficam impedidos de lhe cumprimentar com um simples bom dia. Assim sendo, a liberdade de crença está sendo violada flagrantemente.

O movimento de ex testemunhas de Jeová que se constituiu em Fortaleza contra a desassociação, levou o Ministério Público a acatar uma denúncia contra a mesma,  proporcionando as pessoas a conhecerem a disciplina medieval praticada  pela Igreja Testemunhas de Jeová, que, por muitos e muitos anos tem vitimado aos milhares. Por conta disso, existem brasileiros sofrendo transtornos psicológicos, e pessoas em tratamentos psiquiátricos

Que o conteúdo desta carta, possa levar a todos os brasileiros a uma reflexão séria, a não deixar que seus direitos continuem sendo  violados por determinados grupos que querem impor uma cultura de cima  para baixo em nossas vidas.

Concluindo, caro editor, lhe diria que, sempre continuarei eternamente grato a ESTE VEÍCULO, pela abertura que, porventura conferir a este grupo de pessoas que clamam por justiça.

A seguir, documentário sobre a desassociação e a ação no Ministério Público.

Sebastião Ramos - autor da denúncia que continua tramitando no Ministério Público do Ceará

28 de março de 2010

ORIGEM, SUCESSO E EXPANSÃO DO AXÉ MUSIC

A cultura afro subiu ao pódio no Brasil. Campina Grande e Esperantina iniciaram as micaretas fora da Bahia.

Na época do Brasil colônia e império houve o período da escravidão, com isso uma enorme população de nativos africanos chegaram ao nosso território, especialmente em Salvador. Mesmo estudando o que a História diz não é possível imaginarmos o real sofrimento a que eram submetidos os nativos da África que viraram escravos no Brasil. O que restava aos escravos era encontrar forças em sua religião e assim alimentar a esperança de um dia poder voltar para a África, o que nunca acontecia. Morando na senzala, os escravos encontravam alegria e disposição para exercitarem a sua religião ao som dos atabaques numa verdadeira festa. Essa força interior dos escravos resistiu às limitações e ao preconceito, sendo assim a cultura dos povos negros  permaneceu e chegou nos nossos dias atuais.

Energia do carnaval


Os escravos trazidos para o Brasil pertenciam à duas atnias, sendo que a Nagô se concentrou na Bahia, enquanto que a Bantu se estabeleceu no sul do País. O sol da Bahia, praias e aos atabaques foi uma mistura homogênea que resultou numa grande festa chamada carnaval. No século XX os terreiros de Candomblé de Salvador se uniram e formaram diversos blocos para desfilarem no carnaval. Assim surgiram blocos famosos como Ilê Ayê, Filhos de Gandhi, Bloco Mel, Olodum, entre tantos outros. O carnaval de Salvador crescia a cada ano e  em meados da década de 1980 os blocos formaram também as suas bandas de música. Foi assim que apartir de 1987 o Brasil inteiro conheceu a força do carnaval da Bahia.

Trilha sonora do carnaval

A década de 1980 produziu no Brasil e no mundo inteiro uma fase única voltada para a música. Grande parte dos maiores artistas da música que temos hoje foram consagrados nesse período. Essa foi também a fase dourada da música baiana, que se tornou nacional. O termo axé music foi criado pelo jornalista Hagamenon Brito. O axé music canta em seus versos a história e sofrimento da cultura dos nativos africanos, especialmente dos que vieram para o Brasil.  Em 1986, o cantor Luiz Caldas cria o primeiro sucesso nacional da axé music, a música Fricote. No ano seguinte Sarajane estoura nacionalmente com a música A Roda. Luiz Caldas e Sarajane são considerados os precursores do axé music. Foi também nessa fase que muitas bandas surgiram, como Chiclete com Banana, sucesso inicial com Gritos de Guerra. Outros grupos como Banda Reflexu´s, Cheiro de Amor, Banda Mel e tantas outras brilharam no circuito nacional. Todas essas atrações receberam grande apoio do apresentador Chacrinha que na época tinha o seu programa na Rede Globo. A banda Cheiro de Amor se apresentou no último programa gravado por Chacrinha antes dele morrer em julho de 1988.

Em 1992, a cantora Daniela Mercury estourou no Brasil inteiro com a música O canto da cidade. A partir de 1996, o grupo Éo Tchan lidera o axé music, principalmente por conta de suas dançarinas, Carla Perez e Scheila Carvalho. Seguindo o Éo Tchan muitas outras atrações também se consagraram, como Banda Eva, Netinho, Asa de Águia, Companhia do Pagode, Terra Samba e outras. Na atualidade a liderança do axé music está por conta de Ivete Sangalo a qual iniciou carreira cantando na Banda Eva. O axé music da atualidade não tem mais a qualidade e seriedade da produção da década de 1980. Hoje se aborda mais a sensualidade exagerada.

O trio elétrico

O termo trio elétrico designa o grupo formado por três artistas que saiam nas ruas para animarem os foliões com seus instumentos modernos. Mais tarde o termo 'trio elétrico" passou para o caminhão. Conta-se que na década de 1950 os cantores Dodô e Osmar tiveram e executaram a idéia de tocarem no carnaval em cima de um caminhão Fobica, um modelo da Ford de 1929. De lá para cá o trio elétrico passou por evoluções até se transformar no que é atualmente. Alguns trios elétricos são tão sofisticados que chegam a constituir uma atração em si no carnaval. Chiclete com Banana e Ivete Sangalo têm os maiores trios elétricos da Bahia.

A micareta

A micareta éo carnaval realizado fora de época. Sabe-se que na década de 1930 a primeira micareta foi realizada no interior da Bahia. Por falta de documentos mais precisos não se sabe ao certo se a primeira micareta foi realizada em Feira de Santana ou Jacobina. A primeira micareta realizada fora da Bahia aconteceu em Campina Grande - PB, no dia 21 de abril de 1989, nasceu então a Micarande. Ao se projetar fora da Bahia, o axé music se transformou numa indústria muito lucrativa, resultando em micaretas por todo o Brasil durante o ano inteiro.

Micareta de Esperantina

Esperantina nunca teve tradição com o carnaval de época, assim a juventude local cobrava dos políticos a realização de algo mais consistente relacionado a isso. Em 1993, o prefeito José Ivaldo Franco (PSDB), importou o carnaval de Salvador para Esperantina, ou seja, nasceu assim mais uma micareta fora da Bahia. De repente Esperantina se viu completamente seduzida por uma festa que a maioria das pessoas só a conhecia pela TV.  A banda e trio Papa Léguas, muitas vezes campeã do carnaval de Salvador, esteve em Esperantina nas primeiras micaretas. Uma das maiores micaretas em Esperantina se realizou em abril de 1995, quando a cantora Sarajane foi a atração principal do evento. Sarajane cantou no trio elétrico da banda Papa Léguas. Desde 1993, quase todo ano Esperantina realiza esse carnaval fora de época. Esperantina foi a primeira cidade do Piauí a realizar uma micareta e depois disso muitas outras cidades no Estado seguiram essa tendência, como Teresina, Luís Correia, Picos, Piripiri, entre outras. Assim como Campina Grande, Esperantina também tem a forte tendência para o mundo das diversões o turismo. Muitos turistas  vindos de longe visitam Esperantina por conta dos carnavais fora de época. A  Cachoeira do Urubu também contribui para esse sucesso, pois sempre que as micaretas são realizadas suas quedas d´água se encontram em volume máximo, o que encanta os turistas.

 Muitas atrações do carnaval de Salvador já tiveram em Esperantina, como Ricardo Chaves, Netinho, Pimenta Nativa, Nairê, entre outras. Foi durante a apresentação do Netinho em 2007 que eu tive a inspiração para pintar o quadro que iliustra este artigo. O show pirotécnico iniciou quando o trio elétrico do Netinho passava na avenida Petrônio Portela, em frente à rodoviária. Eu vi as imagens que passei para essa pintura a óleo sobre tela. Tradicionalmente a micareta de Esperantina é realizada no período da Semana Santa, no sábado de aleluia e domingo de páscoa. A realização do carnaval fora de época nesse período em Esperantina foi o motivo de muitas divergências entre a Igreja Católica e os organizadores do evento. Atualmente a Igreja  e os organizadores chegaram a um acordo e a micareta continua a ser realizada em Esperantina. Agora existe a festa na avenida, enquanto a Igreja Católica celebra em paz a morte e ressureição de Jesus Cristo. Os protestantes em Esperantina também desenvolvem suas festividades nesse período.

Luta por direitos básicos

Se parte da cultura afro alcançou a glória nacional no Brasil, por outro lado os direitos dos descendentes de escravos continuam a serem desconsiderados. Essa população continua a receber os menores salários, além de possuirem o menor grau de escolaridade quando comparada à população branca e parda. Vemos então que o governo obrigou por Lei as universidades públicas e privadas do País a darem uma parcela de suas vagas em cursos para alunos negros. É uma atitude louvável por parte do governo, mas é triste quando se percebe que tanto brancos e pardos quanto negros têm potencial humano semelhantes. Percebe-se também que a grande maioria dos artistas que se destacam no Brasil divulgando a cultura afro são brancos. Existem coisas na vida e na natureza que são imutáveis, portanto de nada adianta tentar modificá-las. Não temos também o dever de aceitar as coisas que não concordamos, mas temos a obrigação de respeitá-las. Quando se age dessa maneira as coisas complicadas se tornam mais fáceis eo mundo pode então vivenciar a paz.

Não temos também a OBRIGAÇÃO de aceitarmos as coisas que não concordamos, mas temos o DEVER de respeitá-las.

Sobre o Colaborador:
Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é um grande colaborador deste portal.

26 de março de 2010

Bloco Du pirata na contagem regressiva para o evento


Contagem regressiva para um dos maiores eventos do Piauí, o carnaval fora de época de Esperantina que acontece tradicionalmente no sábado de aleluia e domingo de páscoa final da semana santa e acontece  na cidade desde 1993, este ano grandes atrações como Ricardo Chaves um dos maiores puxadores de trios elétricos do Brasil, juntamente com Thábata, Capilé,forró bandido,embalo som, pileke show e dois grandes trios elétricos ,além de estrutura de camarotes prometem  uma das melhores da história.

O bloco Du pirata o mais tradicional da cidade que arrasta milhares de foliões, já está nos preparativos finais para este grande  momento, o Bloco Du pirata terá sua concentração no sábado de aleluia a partir das 19:30 no clube via show com Renatinho e banda e distribuição de cerveja e refrigerante para seus associados, logo em seguida arrastão no corredor da folia abrindo oficialmente o evento com Ricardo  Chaves, e na pipoca Capilé e embalo som, no domingo a programação começará ás 17:00 horas com Thabata,forró bandido e pileke show. A prefeitura municipal não tem medido esforços para o sucesso da festa, que muito contribui para a divulgação dos potenciais da cidade e fortalecimento da economia local.

Este ano mais uma novidade na festa é o camarote vip, as pessoas com abada vip Du pirata além do acesso normal do bloco mais camarote vip com  com DJ Fábio, cerveja,refrigerante, e buffer liberado.

O bloco Du pirata começará a entrega de abadas na quarta feira dia 31 de março.

SEBRAE visita ações municipais prefeito empreendedor

Por Christianne Melo

Neste sábado (27), a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Valcledes Moura, estará visitando São João do Arraial para avaliação e complementação do relatório sobre as ações incritas na sexta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O município inscreveu o Banco dos Cocais, a Caravana Cultural, o Festival Cultural e a Escola Família Agrícola dos Cocais como ações concorrentes à premiação.

O Prefeito Francisco Limma e o município de São João do Arraial já foram contemplados com a premiação em 2008 pelo Projeto ELO - Escola Local Organizada - que consiste na compra da alimentação escolar diretamente do agricultor familiar local onde as escolas estão inseridas. Ação que é executada pelo município desde o ano de 2006 e que, em 2009, se tornou lei federal que exige a porcentagem mínima de 30% da alimentação escolar proveniente da agricultura familiar.

HGV terá transplante de coração e fígado até o fim do ano

Uma das novidades do Hospital Getúlio Vargas é o serviço de cardiologia, inexistente do hospital antes da sua reforma. Com a instalação da clínica, o HGV deverá fazer até o final deste ano o seu primeiro transplante de coração. Hoje, o centro de saúde realiza apenas transplantes de córnea e rins.

De acordo com o secretário de Saúde, Assis Carvalho, o espaço físico para a realização dos transplantes está pronto. A única pendência é quanto aos equipamentos, que foram licitados e devem chegar num prazo máximo de 60 dias. Após a chegada dos materiais será montado o setor de hemodinâmica. “Esses equipamentos devem chegar nesse prazo, e montaremos a parte de hemodinâmica”, disse o secretário de saúde.

Com isso, o transplante de coração poderá ser feito também na rede pública de saúde. Atualmente, nenhum hospital do Piauí faz esse tipo de transplante. O Hospital Santa Maria, centro de saúde privado, realizava a cirurgia, mas encontra-se em reforma.

Além do transplante de coração, o HGV começará, no final deste ano, a realizar transplantes de fígado. Para isso, o governo do Estado fez uma parceria com o hospital com o Hospital Sírio-Libanês. Este está ministrando curso para as equipes multidisciplinares do Getúlio Vargas.

O Dia

Galera Só Cachaça 2010

A "Galera Só Cachaça" há vários anos vem fazendo a festa no carnaval fora de época de Esperantina, essa turma que não perde tempo, já está novamente nos preparativos para o Esperantina Fest 2010, o modelo do abadá deste ano tá muito legal e como sempre promete. O preço do Abadá é apenas R$ 15,00 procurar o Kelson ou Jeffeson. A galera Só Cachaça tem um apoio de: JK PRODUÇÕES, ARTES & DECORAÇÕES, ARRUDA MÓVEIS,. ESSENCIAL, ARROZ GABRIEL, FANTASMÃO, SOM/MANUEL SENA E SUELANE, CONSORCIO NOVA TERRA-REMAZA/ LEONADO LUIZ (86) 8826-6815 OU 9413-5807, GL PRODUÇÕES, PORTALESP.com, BLOCO DU PIRATA, VEREADOR TIM TIM, TIA LURDES.

Iniciada 2ª etapa de vacinação contra Gripe A (H1N1) em Esperantina

Aconteceu na última quarta-feira (24/03), o início da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1) em Esperantina.

O lançamento aconteceu no posto de saúde do Bairro Nova Esperança, onde estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde Francisco Santana, o Coordenador de Epidemiologia enfermeiro Misac, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dorgival e toda a equipe do PSF do bairro.

Um grande número de mães compareceu ao posto de saúde, levando as crianças para receber a dose da vacina, como também muitas gestantes.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe A acontecerá de 22 de março a 02 de abril, em todos os postos de saúde da cidade, e nas localidades do interior com equipes de vacinadores.

Colaboração: Márcio Linhares

Wilson Martins e The Filho multados por acusação de propaganda

O vice-governador Wilson Martins (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Themístocles Filho (PMDB) foram multados em R$ 8 mil sob acusação de propaganda eleitoral irregular, ontem quinta-feira (25/03).

Os processos, movidos pelo Ministério Público Eleitoral, foram apreciados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e aprovados. Wilsão terá de pagar R$ 8 mil por inserções na TV com propagandas do seu partido e março deste ano. A decisão é da juíza auxiliar da propaganda Haydée Castelo Branco.

Já Themístocles foi multado em R$ 5 mil. Ele foi multado por acusação de distribuição de abadás durante o Carnaval da cidade de Pedro II.  Sentença do desembargador Valério Neto Chaves Pinto. Os processos foram levados aos advogados do vice-governador e do presidente da Assembleia, que devem recorrer.

Pedro Alcantara

25 de março de 2010

II Torneio de Vôlei de Areia "Cachoeira do Urubu"


Em 2009 aconteceu a primeira edição do Torneio de Vôlei de Areia "Cachoeira do Urubu" e esse ano repetindo o grande sucesso a Academia Performace realiza a segunda edição que acontece dia 03 de abril às 08:00h na quadra de areia do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu.

Encontrado o prego que prendeu Jesus Cristo na Cruz?

O prego que pode ter prendido ninguém menos que Jesus Cristo, uma das figuras históricas mais importantes de todos os tempos, pode finalmente ter sido encontrado.

Segundo os pesquisadores, o prego em questão combina perfeitamente com o tipo dos pregos usados em Jerusalém para crucificações romanas. Segundo os arqueólogos, o prego data do século 1 ou 2.

O prego que pode ter sido o da crucificação de Cristo foi descoberto numa caixa decorada na ilha de Pontinha, próximo à costa da Ilha da Madeira. Ocorre que esta pequena ilhota foi mantida pelos cavaleiros templários. Os investigadores acreditam que a caixa pertenceu a um Cavaleiro templário que pode ter trazido o prego de Jerusalém da época das grandes Cruzadas durante o século 12.

O arqueólogo Bryn Walters disse que examinando o prego, baseando-se em sua idade é possível perceber que ele está em excelentes condições, o que sugere que foi mantido com extremo cuidado, possivelmente por ser considerado uma relíquia muito importante.

O prego na caixa decorada foi descoberto numa escavação arqueológica e estava junto com três esqueletos, possivelmente cavaleiros que guardavam a relíquia, e suas respectivas três espadas, sendo que uma delas possuía o símbolo da cruz dos Templários. Toda esta configuração pode sugerir que os cavaleiros templários consideravam o prego como sendo o verdadeiro prego que prendeu Jesus.

Mas seria mesmo?

Juízes têm até o dia 30 pra julgar 468 ações pendentes

Exatos 468 processos ainda tramitam nas zonas eleitorais dos municípios piauienses, conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No entanto, os juízes eleitorais terão que correr para o julgamento dos processos, já que o corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Rehem, estipulou como prazo para o julgamento das ações até o próximo dia 30.

Na relação dos processos eleitorais contra abuso de poder econômico e compra de votos de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, existem 67 ações de impugnação de mandato eletivo, 85 ações de investigação judicial eleitoral, 134 representações por propaganda e 182 outros tipos de ações, que incluem também ações penais.

Os números levantados pela Justiça Eleitoral apontam ainda que dos 468 processos ainda em tramitação nas comarcas do interior, o município que tem o maior número de ações que ainda dependem de julgamento é Itainópolis, com 44 processos. Em seguida aparece Cristalândia com 30 ações.

Contudo, foi identificada ainda grande atraso em outros municípios, como Piripiri, que ainda tem 25 processos para serem julgados; Cocal, com 20 ações; Teresina, com 11; Água branca e São Raimundo Nonato, cada um com 21 processos; e Luzilândia, que tem 23 processos pendentes.

Dos processos cobrados pela Corregedoria do TRE constam 17 incluídos na Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o julgamento célere de todas as ações ajuizadas até dezembro de 2005. Da meta ainda restam quatro processos tramitando em São Miguel do Tapuio e outros quatro em Santa Cruz do Piauí. Ainda restam três processos em Avelino Lopes e dois no município de Francisco Santos.

O Dia

24 de março de 2010

Vereadores ameaçam pedir prisão do prefeito de Luís Correia

O juiz da Comarca da cidade de Luís Correia, Manoel Bandeira Monte Junior, determinou o prefeito Kim do Caranguejo que proceda ao repasse de R$ 80 mil para a Câmara Municipal. O dinheiro é referente a uma decisão do juiz que estabeleceu que os valores fossem pagos no dia 20 de cada mês.

A prefeitura de Luís Correia teria pago em dezembro R$ 62 mil a Câmara e neste mês de março R$ 42 mil. Baseado nas quantias repassadas e nas datas o juiz concedeu uma liminar favorecendo a Câmara Municipal para ter os direitos garantidos.

Os vereadores entraram com uma ação judicial contra a prefeitura de Luís Correia por improbidade administrativa e com pedido de prisão do prefeito Kim do Caranguejo. No entanto sobre o pedido de prisão o juiz João Bandeira Monte Júnior ainda avaliou o processo.

Fonte: TV Delta

Troca de experiência para o esporte de Esperantina

Carlos Cardoso, Josiel Batista e José James
O secretário de esportes da cidade de José de Freitas Josiel Batista acompanhado de sua equipe recebeu na última segunda-feira (22/03) a visita do secretário de esportes, cultura e lazer de Esperantina Carlos Cardoso que estava acompanhado do chefe da divisão de esportes José James e do presidente da Liga de Esportes Amador de Esperantina Chico Marques. A visita se deu para conhecer o trabalho que Josiel Batista vem desenvolvendo a frente da secretaria de esportes, já que José de Freitas é um poló esportivo da região norte do estado.
Josiel apresentou os campos de futebol da zona urbana: Campo do bairro Cidade Nova, Santa Rosa (que está em construção), Saco de uva, Complexo do Jotinha, Praça de eventos e o Estádio municipal e na zona rural o campo das Contendas. José Batista também apresentou o planejamento financeiro anual e o calendário de eventos esportivos. A secretaria além de manter ,3 escolinhas de futebol na zona urbana, onde tem revelado grandes talentos do esporte.

"Essa troca de experiências é de grande valia para o esporte de nossa cidade". Falou Carlos Cardoso.

Fonte: CCOM - Esperantina

Esperantina Fest: Proibida a venda "long neck"

O delegado titular da polícia de Esperantina Gregório Neto em conjunto com Companhia de Polícia Militar e a prefeitura de Esperantina em virtude do Esperantina Fest que ocorrerá nos dias 03 e 04 de abril e o perigo da comercialização de bebidas em garrafas de vidro no local, resolveu proibir os proprietários de bares e restaurantes situados ao longo da Av. Petrônio Portela bem como os vendedores ambulantes que vierem a se instalar no local, de comercializarem a venda de qualquer bebida tipo long neck durante os dias do evento, em caso de descomprimento poderá incorrer no crime de desobediência (art. 330, CP), com pena prevista de dentenção de quinze dias e multa.

STF surpreende e manda soltar ex-coronel Correia Lima de prisão no PI

A decisão é da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal que julgou a participação de Correia Lima no crime.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu no final da tarde de ontem habeas corpus determinando a soltura do ex-coronel José Viriato Correia Lima.

Por unanimidade, a 1ª turma do STF deferiu o pedido do advogado Wendel Araújo de Oliveira, que defende o ex-coronel em Brasília. A decisão pegou de surpresa a justiça do Piauí e envolve o caso do cabo Honório Barros Rodrigues que foi assassinado supostamente pelo bando de Correia Lima.

Wendel de Oliveira fez alegação oral alegando ausência de fundamentação para a ordem de prisão contra seu cliente. “Foi reconhecido o flagrante desrespeito quando a dignidade da pessoa humana diante do excesso de prazo de 7 anos de prisão preventiva”, afirmou o advogado. A turma foi presidida pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Correia Lima está preso há mais de 10 anos. Ele foi condenado pela Justiça do Piauí há 23 anos de detenção por chefiar o crime organizado no Piauí. Foi transferido de Teresina para o presídio de Parnaíba e ano passado perdeu a patente de coronel.


O crime

O cabo Honório Rodrigues trabalhou por muito tempo com Correia Lima. A investigação da policia aponta para “queima de arquivo” já que o cabo sabia demais.

O crime aconteceu na década de 80 e o corpo foi encontrado esquartejado dentro de um saco debaixo da Ponte Nova, que liga Teresina a Timon, no Maranhão.

Fonte: Yala Sena/Cidade Verde

Resiliência

por Tom Coelho

O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema.

(Kelly Young)

Hoje, a tristeza me visitou. Tocou a campainha, subiu as escadas, bateu à porta e entrou. Não ofereci resistência. Houve um tempo em que eu fazia o impossível para evitá-la adentrar os meus domínios. E quando isso acontecia, discutíamos demoradamente. Era uma experiência desgastante. Aprendi que o melhor a fazer é deixá-la seguir seu curso. Agora, sequer dialogamos. Ela entra, senta-se na sala de estar, sirvo-lhe uma bebida qualquer, apresento-lhe a televisão e a esqueço! Quando me dou por conta, o recinto está vazio. Ela partiu, sem arroubos e sem deixar rastros. Cumpriu sua missão sem afetar minha vida.

Hoje, a doença também me visitou. Mas esta tem outros métodos. E outros propósitos. Chegou sem pedir licença, invadindo o ambiente. Instalou-se em minha garganta e foi ter com minhas amígdalas. A prescrição é sempre a mesma: amoxicilina e paracetamol. Faço uso destes medicamentos e sinto-me absolutamente prostrado! Acho que é por isso que os chamam de antibióticos. Porque são contra a vida. Não apenas a vida de bactérias e vírus, mas toda e qualquer vida...

Hoje, problemas do passado também me visitaram. Não vieram pelo telefone porque palavras pronunciadas ativam as emoções apenas no momento e, depois, perdem-se difusas, levadas pela brisa. Vieram pelo correio, impressos em papel e letras de baixa qualidade, anunciando sua perenidade, sua condição de fantasmas eternos até que sejam exorcizados.

Diante deste quadro, não há como deixar de sentir-se apequenado nestes momentos. O mundo ao redor parece conspirar contra o bem, a estabilidade e o equilíbrio que tanto se persegue. O desânimo comparece estampado em ombros arqueados e olhos sem brilho, que pedem para derramar lágrimas de alívio. Então, choro. E o faço porque Maurice Druon ensinou-me, através de seu inocente Tistu, que se você não chora, as lágrimas endurecem no peito e o coração fica duro.

Limão e Limonada

As ciências humanas estão sempre tomando emprestado das exatas, termos e conceitos. A última novidade vem da física e atende pelo nome de resiliência. Significa resistência ao choque ou a propriedade pela qual a energia potencial armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão incidente sobre o mesmo.

Em humanas, a resiliência passou a designar a capacidade de se resistir flexivelmente à adversidade, utilizando-a para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Traduzindo isso através de um dito popular, é fazer de cada limão, ou seja, de cada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada saborosa, refrescante e agradável.

Aprendi que pouco adianta brigar com problemas. É preciso enfrentá-los para não ser destruído por eles, resolvendo-os. E com rapidez, de maneira certa ou errada. Problemas são como bebês, só crescem se alimentados. Muitos se resolvem por si mesmos. Mas quando você os soluciona de forma inadequada, eles voltam, dão-lhe uma rasteira e, aí sim, você os anula com correção. A felicidade, pontuou Michael Jansen, não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio. A felicidade são grandes problemas bem administrados.

Aprendi a combater as doenças. As do corpo e as da mente. Percebê-las, identificá-las, respeitá-las e aniquilá-las. Muitas decorrem menos do que nos falta e mais do mau uso que fazemos do que temos. E a velocidade é tudo neste combate. Agir rápido é a palavra de ordem. Melhor do que ser preventivo é ser preditivo.

Aprendi a aceitar a tristeza. Não o ano todo, mas apenas um dia, à luz dos ensinamentos de Victor Hugo. O poeta dizia que “tristeza não tem fim, felicidade, sim”. Porém, discordo. Penso que os dois são finitos. E cíclicos. O segredo é contemplar as pequenas alegrias em vez de aguardar a grande felicidade. Uma alegria destrói cem tristezas...

Modismo ou não, tornei-me resiliente. A palavra em si pode cair no ostracismo, mas terá servido para ilustrar minha atitude cultivada ao longo dos anos diante das dificuldades impostas ou autoimpostas que enfrentei pelo caminho, transformando desânimo em persistência, descrédito em esperança, obstáculos em oportunidades, tristeza em alegria.

Nós apreciamos o calor porque já sentimos o frio. Admiramos a luz porque já estivemos no escuro. Contemplamos a saúde porque já fomos enfermos. Podemos, pois, experimentar a felicidade porque já conhecemos a tristeza.

Olhe para o céu, agora! Se é dia, o sol brilha e aquece. Se é noite, a lua ilumina e abraça. E assim será novamente amanhã. E assim é feita a vida.

Programação oficial da Semana Santa em Esperantina

 O PORTALESP divulga com exclusividade a programação oficial da Semana Santa em Esperantina, tanto a programação religiosa como a cultural.

PROGRAMAÇÃO

CULTURAL

DIA 03/Abril/2010 (SÁBADO) 

•  08:00 – Torneio Cachoeira do Urubu de Voleibal

• 12:00 – II Feijoada do Jornalesp na Churrascaria Avenida

•  19:30 – Concentração do Bloco DuPirata - VIA Show

• 22:30 – Arrastão na Avenida Petrônio Portela

•  Ricardo Chaves no Trio Elétrico  (Bloco DuPirata)

•  Capilé noTrio Elétrico Backstage (Pipoca)

•  Trio Elétrico e Banda Embalo Som (Pipoca)

DIA 04/Abril/2010 (DOMINGO)


•  17:00 – Arrastão na Avenida Petrônio Portela

•  Thábata e banda no Trio Elétrico  (Bloco DuPirata)

•   Forró Bandido Elétrico no Trio (Pipoca)

•  Trio Elétrico e banda Pilek Show  (Pipoca)

RELIGIOSA


•  DIA 26/março/2010 (Sexta-feira)
•  17:00 – Procissão de Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

•  DIA 28/março/2010 (Domingo)
•  06:00 – Procissão de Ramos saindo do Bairro Palestina ara a Igreja Matriz

•  DIA 29/março/2010 (Segunda-feira)
•  19:00 – Celebração Eucarística na Igreja Matriz.

•  DIA 30/março/2010 (Terça-feira)
•  19:00 – Terço Doloroso na Igreja Matriz.

•  DIA 31/março/2010 (Quarta-feira)
•  08:00 – Visita a Penitenciária regional de Esperantina.
•  17:00 – Via-Sacra com caminhada saindo do Bairro Cruzeiro até o Bairro Pedreira e logo após celebração eucarística.

•  DIA 01/Abril/2010 (Quinta-feira)
•  08:00 – Manhã de reflexão sobre o sacramento da Eucarístia no Centro de Treinamento São Vicente.
• 18:00 – Celebração Eucarística – Ceia do Senhor (Lava-pés) e logo após Vigília Eucarística.

•  DIA 02/Abril/2010 (Sexta-feira)
•  15:00 – Celebração da Paixão de Jesus Cristo e logo após procissão do Senhor Morto.

•  DIA 03/Abril/2010 (Sábado)
•  08:00 – Encontro com  os catecúmenos (Igreja Matriz)
•  22:00 – Vigília.

•  DIA 04/Abril/2010 (Domingo)
•  08:00 e 19:00 – Celebração Eucarística na Igreja Matriz

23 de março de 2010

Vereadores de Esperantina participam do Encontro Interlergis em Teresina

Os vereadores Regys Sampaio (PMDB), Jânio Aguiar (PSB) e José Machado (PTB) e o ex-vereador Gilber Chaves participaram no último dia 18 de março (quinta-feira) do Encontro Interlegis, que aconteceu no Cine Teatro da Assembléia Legislativa do Piauí, onde foram debatidos diversos temas como o papel do vereador e do assessor, o novo programa Interlegis e sobre as eleições 2010.

Quem fez a abertura do evento foi o deputado Themistocles Filho, sendo que logo em seguida foram proferidas algumas palestras como: “O Papel do Vereador e do Assessor”, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Barco, da USP; “Eleições 2010”, com o advogado Celso Barros e a apresentação “Interlegis: Nova Formatação”, com José Alexandre Girão Mota da Silva.

Um dos principais temas debatidos entre os vereadores foi à baixa de 8 para 7% no repasse para as Câmaras, entre outros assuntos.

O Encontro foi encerrado com um show do humorista João Cláudio Moreno, que fez todos os presentes sorrirem contando piadas relacionadas a vereadores e políticos em geral.

A realização do evento foi fruto de uma parceria entre Senado Federal, Interlegis, Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão e BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Fonte: Blog do vereador Regys Sampaio

ONG Norueguesa visitão São João do Arraial e conhece projeto ao agro-extrativismo

Por Christianne Melo

A semana começou com visitas em São João do Arraial. Representantes das empresas Centroflora, Vegeflora e da ONG norueguesa Fest A. S. estiveram no município e conheceram os projetos de jaborandi e os produtos oriundos do extrativismo vegetal do babaçu realizados na região. O objetivo da visita é conseguir investimentos a essas atividades, voltadas à pesquisa, à tecnologia e à geração de renda.

A visita teve início na sede da Projeto de Valorização do Jaborandi, em Matias Olímpio. De lá, a equipe veio para São João do Arraial e fez sua primeira parada no Banco dos Cocais onde foram recepcionados pela equipe do banco, pelo prefeito Francisco Limma e pela primeira dama do município Rejane Tavares.

Na Escola Família Agrícola dos Cocais (EFA COCAIS), a equipe conheceu a estrutura e as atividades produtivas da escola, em especial, o projeto de mudas de jaborandi. A expectativa é que a EFA Cocais produzam e distribuam 10 Mil mudas da planta para serem transplantadas na região, no qual os próprios alunos da EFA Cocais fizeram o levantamento e os cadastramentos das regiões com potencial agrícola para as mudas.

Ainda na EFA Cocais, os visitantes degustaram diversos pratos feitos à base de mesocarpo do babaçu como o bolo, o creme de galinha, os biscoitos e o “babalate” e ainda tiveram uma pequena explicação sobre as propriedades da matéria-prima que é rica em fibra e amido e não contém glúten, o que pode ser uma alternativa viável às pessoas alérgicas a esta substância.

De lá, a equipe se dirigiu à Câmara de Vereadores onde assistiram a apresentação da proposta de criação de uma cooperativa agro-extrativista que terá como base as cadeias do babaçu, da carnaúba e outras palmeiras como o tucum, o buriti e o bacuri.

A proposta foi apresentada pela coordenadora da GTZ e primeira dama do município Rejane Tavares e traz como parceiros o Incra, o Consórcio Intermunicipal do Território dos Cocais (CITCOCAIS), o Centro de Educação Popular Esperantinense (CEPES), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Vegeflora, Instituto Floravida e demais organizações interessadas no desenvolvimento e valorização do extrativismo do Território dos Cocais Piauiense.

Segundo Rejane, a cooperativa agro-extrativista “vem com uma nova visão de desenvolvimento onde a valorização é aliada à educação, resultando na educação ambiental e em geração de emprego e renda a milhares de pessoas em pelo menos quatro estados” – Piauí, Pará, Tocantins e Maranhão.
 De acordo com o projeto, a cooperativa atuará nas seguintes linhas de ação:
 1.    instituição, levantamento de dados e construção de um escritório local;
 2.    assistência técnica ao agro-extrativismo realizado por alunos da EFA Cocais;
 3.    aquisição de equipamentos e transporte;
 4.    elaboração de um plano diferenciado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Agro-extrativista;
 5.    Áreas de saúde, educação e lazer vinculadas ao CITCOCAIS como parceria e envolvimento das prefeituras do território.

"Esse é mais um passo que se é dado para a efetividade do plano de desenvolvimento sustentável do Território dos Cocais e para a valorização das riquezas locais. Acreditamos que o caminho é integrar diversas frentes operacionais para que todo o processo seja funcional e o resultado seja positivo. Não adianta investir apenas em uma área, mas no processo como um todo, desde o planejamento do projeto até a venda dos produtos”, disse o prefeito Francisco Limma, que também é presidente do CITCOCAIS e membro do conselho gestor do Plano de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável - PDTIS do aglomerado 3 do Território dos Cocais.